E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

domingo, 15 de maio de 2016

Como o beija-flor paira no ar?

Quer saber?

Apenas a velocidade das batidas das asas do beija-flor explica as manobras que ele é capaz de fazer no ar?
  
A rapidez com que um beija-flor bate as asas, com registros de 50 a 80 batidas por segundo, tem papel relevante nas manobras feitas por esse pássaro, porém não é o único fator.

O movimento das asas dos pássaros geralmente se dá para cima e para baixo (direção vertical). No caso do beija-flor, a articulação de suas asas permite que ele se movimente para a frente e para trás (na direção horizontal), descrevendo uma trajetória semelhante a um oito.

Dessa forma, as asas provocam um deslocamento de ar, semelhante a um redemoinho, o que permite que ele paire no ar, na mesma posição, sem necessitar de apoio. Assim, ele pode alcançar seus alimentos com maior facilidade.

A agilidade desse pássaro requer que ele tenha uma boa musculatura. Além disso, necessita de um coração vigoroso, com frequências que variam entre 480 batimentos por minuto em repouso e 1260 batimentos por minuto em voo.

O beija-flor teve sua origem na América do Sul. E hoje há espécies espalhadas em todo o continente. Existem cerca de 300 espécies, conhecidas por muitos outros nomes, como chupa-flor, chupa-mel, colibri, cuitelo, Guanambi e pica-flor.

É a menor ave da natureza, e o beija-flor abelha, encontrado em Cuba, é o menor deles, com aproximadamente 6,0 centímetros e 2,0 gramas, segundo o Guiness.

FONTE: XAVIER & BENIGNO. Física aula por aula. vol. 1 Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.

Atividade
01. Após filmar um beija-flor alimentando-se diante de uma flor, um estudante exibiu o filme para seus colegas em câmera lenta, de modo a ser observada uma frequência de apenas 3 batidas de asa por segundo. O estudante afirma que a velocidade do filme projetado foi reduzida em 40 vezes em relação ao filmado. Com base nas informações do texto, você diria que o estudante está correto em sua afirmação?

02. Preocupado em estudar os hábitos das aves de rapina, um pesquisador conseguiu registrar que uma dessas aves, assim que avistou uma presa, iniciou o voo num trajeto retilíneo e desenvolveu aceleração de 2 m/s² nos primeiros 7 s. Após esse intervalo de tempo, em que posição (em relação ao ponto de partida, s = 0) essa ave se encontra?

RESOLUÇÃO
01. O estudante está incorreto, pois, segundo o texto, a frequência de batimento varia entre 50 a 80 batidas por segundo, enquanto o valor obtido pela afirmação seria de 120 (3x40) batidas por segundo.

02. 49 m
Por que? Vejamos:
am = ∆V/∆t
2 = ∆V/7
∆V = 14 m/s
Logo, a velocidade varia de 0 a 14 m/s.
Então, a velocidade média será de (aplicando uma média aritmética):
Vm = 0 + 14/2 = 7 m/s
Portanto, teremos (utilizando a fórmula da velocidade média):
Vm = ∆S/∆t
7 = ∆S/7
∆S = 49 metros

0 comentários:

Postar um comentário