Percebemos
que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no
núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para
leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola:
vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros
ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos
aos conteúdos escolares.
Faz se
entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de
prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Através da
leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo,
decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da
existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido
pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores
e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam
despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da
importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura
é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de
qualidade, produtiva e com realização.
O Projeto
Leitura em Sala de Aula tem como objetivo, despertar o prazer da leitura e
aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, promovendo o desenvolvimento
do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas e
possibilitando o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando
efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
O projeto
está sendo desenvolvido em todas as turmas de 1º ano.
O plano de
ação está distribuído nas seguintes etapas
- Reunião
com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
- Escolha do
livro que será lido;
- Criar
estratégias de leitura para melhor incentivar o interesse pelo momento;
- Elaborar
calendário das aulas que serão destinadas a leitura do livro;
- Os alunos
através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de
um concurso de produções com o tema do livro escolhido;
- Nas aulas
de Artes os alunos poderão elaborar ilustrações sobre o livro (charge);
-
Culminância para apresentação dos trabalhos realizados sobre o livro.
Como
recursos humanos, disponibilizaremos para a realização do plano de ação a
participação ativa dos alunos, docentes, da colaboração da direção e de toda a
equipe pedagógica.
Tendo como
recurso material, o Livro Carvão de Flávio Morais.
O Projeto de Leitura iniciou-se este mês e finalizará no mês de
dezembro de 2016, sendo duas aulas (uma aula de Língua Portuguesa e uma de
Formação Cidadã), de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja
interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos.
O Projeto
Leitura em Sala de Aula é uma parceria dos professores da disciplina de Língua
Portuguesa, dos Professores Diretores de Turma das turmas de 1º ano e da
Coordenação Pedagógica.
REFERÊNCIAS
FREIRE, P. A importância do ato
de ler. 41ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.