Durante os dias 07, 08 e 09 de junho foi realizado a I
Oficina sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs com as
Professoras do Laboratório Educacional de Informática - Ana Paula Batista e
Lucélia Muniz.
“O reconhecimento do enorme potencial
que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm como ferramentas para
a construção social do conhecimento e para a aprendizagem compartilhada e
autônoma permite constatar a importância de uma nova cultura, a digital, e o
desenvolvimento de uma nova sociedade baseada na informação e no conhecimento”.
“As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
tornaram-se elementos de cultura em uma era marcada pela abundância de
informações, linguagem digital, amplo compartilhamento e pela comunicação livre
de barreiras geográficas. Em uma realidade em que muito da mediação das
relações humanas acontece via tecnologia, as manifestações de natureza digital
e a exploração de suas potencialidades em processos de gestão, de ensino e de
aprendizagem são cada vez mais presentes no ambiente escolar”. Quando indagados
sobre quais recursos didáticos e tecnológicos os professores utilizam em sala
de aula, sejam estes: notebook,
projetor e caixa de som;
Facebook, Twitter e Blog;
Google Docs, pesquisa online e
quiz;
Planilhas, gráficos e slides.
54,5% responderam que utilizam pelo menos dois dos grupos dos recursos citados
anteriormente.
“A escola ainda precisa entender que o benefício da
tecnologia não está no equipamento, mas na possibilidade de os alunos criarem
suas próprias narrativas”. Débora Cupin
63,6% dos entrevistados responderam que a falta de investimento e
infraestrutura
são os principais desafios encontrados na inserção das tecnologias em sala de
aula.
“Superar as limitações que ainda dificultam a união de
tecnologia e educação é um desafio de gestores e educadores”.
Quanto as fontes de pesquisa utilizadas com maior
frequência para o planejamento das aulas, 50% afirmam utilizar sites e blogs.
“A educação está acostumada a modelos estruturados,
sólidos, previsíveis. Não estamos mentalmente preparados para incorporar todo o
potencial e flexibilidade, colaboração e personalização que as tecnologias
trazem para a escola”. José Morão
Sobre a referida afirmação 50% concordam parcialmente.
“Seja por meio de celular, computador ou TV via
satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e
professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de
fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala não é tarefa fácil:
exige treinamento dos mestres”. Guilherme Canela Godoi
Sobre a afirmação citada logo acima, 59,1% concordam totalmente.
59,1% dos entrevistados afirmam que sempre fazem uso da Internet.
Sobre a finalidade para que utiliza a Internet, 68,2% responderam
que é para realizar pesquisas em
sites e blogs.
45,5% dizem utilizar o Google+ dentre as redes
sociais existentes.
54,5% afirmam
que às vezes utilizam
recursos tecnológicos em sala de aula.
50% dos professores entrevistados avaliaram a
realização da Oficina de TICs como excelente.
Desde já agradecemos o
compromisso e a dedicação de todos, bem como a disponibilidade de participar
deste momento que será o primeiro de muitos a serem realizados.
As Professoras: Ana Paula
Batista e Lucélia Muniz.