O PROJECT BASED LEARNING, OU APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, RELACIONA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO À INVESTIGAÇÃO E PROPOSTA DE SOLUÇÕES PARA SITUAÇÕES REAIS.
O
Project
Based Learning (PBL),
que significa “aprendizagem
baseada em projetos“,
aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho longo
de investigação que responda a uma pergunta complexa, problema ou
desafio. A partir dessa questão inicial, os alunos se envolvem em um
processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos
e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou
produto final.
A
aprendizagem baseada em projetos torna o aprender e o fazer
inseparáveis. Aprender com o PBL tem a ver diretamente com a
exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a
partir do conhecimento. E é especialmente na etapa final, a produção
de resultados, que a tecnologia enriquece o processo: alunos podem
organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo uso de
gráficos e tabelas, vídeos, aplicativos, ferramentas.
PROFESSOR E ALUNO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
É
importante ressaltar que, nessa metodologia, não cabe ao professor
expor todo o conteúdo para que, então, a turma comece a trabalhar.
São os próprios alunos que vão buscar os conhecimentos necessários
para atingir seus objetivos, contando com a orientação do educador
– portanto, um mesmo projeto realizado por grupos distintos pode
chegar a resultados completamente diferentes e, inclusive,
acrescentar aprendizados diferentes.
Quer
um exemplo? Digamos que o objetivo seja incentivar os moradores do
bairro a comer de forma mais saudável. Existem dezenas de caminhos
possíveis para se atingir essa meta: um grupo pode optar por criar
uma horta comunitária, enquanto outro pode desenvolver um aplicativo
que mostre onde há comida orgânica mais barata na região.
Portanto,
é comum que a Aprendizagem Baseada em Projetos trabalhe a
transdisciplinaridade, envolvendo competências e temáticas
pertencentes a várias das matérias escolares. As habilidades para o
século 21 são desenvolvidas ao longo de toda a jornada –
especialmente autonomia, curiosidade, resolução de problemas e
comunicação interpessoal.