E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

terça-feira, 12 de maio de 2009

Nossas Ações

Escola Ganha Fanfarra

Em discurso na Prefeitura Municipal de Nova Olinda neste 14 de Abril. O Secretario Executivo da SEDUC, Idilvan Alencar, após elogiar o trabalho realizado na atual gestão, da belíssima apresentação no desfile e dos investimentos que vem realizando na Escola Padre Luis Filgueiras, anunciou que estará adquirindo instrumentos musicais para a formação de uma Fanfarra e completou “a partir do próximo ano a escola estará desfilando com sua própria banda de musica (Fanfarra).



No Desfile das Escolas do dia 14 de Abril de 2010, dia em que o Município de Nova Olinda estava completando seus 53 anos de emancipação, as Escolas do município escolheram seus temas para fazerem suas apresentações nesse desfile.

A E.E.F.M. voltou suas apresentações para fazer pela primeira vez uma homenagem a História da Escola e assim a faixa de abertura de seu desfile mostrava o tema escolhido: “E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras – 35 ANOS CONSTRUINDO SABERES.”

Como se olhássemos o desfile da Escola através de uma imagem panorâmica, era possível perceber a forma como as apresentações mostravam o elo entre passado e presente – uma trajetória que contava sua História.

Uma faixa com o tema escolhido pela escola fazia a abertura do desfile seguida pelos porta-bandeiras. Logo atrás alunos com a bandeira da Escola e 04 balizas. Um mosaico da Escola – Faço parte dessa História - e a mais bela Normalista. Não poderia faltar uma homenagem aos ex-funcionários e Diretores da Escola. Em coreografia uma representação intitulada “Saudade é o Amor que fica”. Os alunos da Educação Especial com o lema: “A deficiência não é um problema. Seu preconceito, sim. E, a Área de Ciências da Natureza que apresentou o Laboratório de Ciências e voltou seu olhar para a problemática ambiental. O espaço do Laboratório de Informática além de mostrar seus equipamentos e slides, trouxe uma aluna da Educação Especial como digitadora, uma ênfase a inclusão. A Miss Estudantil também desfilou e logo em seguida as representações referentes ao Projeto Esporte na Escola. No ano do Centenário da Escritora Rachel de Queiroz a escola também prestigiou esse momento. Os projetos da Área de Linguagens em Códigos vieram com muitas apresentações: Projeto Roda de Leitura, Jornal em foco e Arte é Vida. Ainda, o Projeto Rumo ao Ensino Médio e Projeto Primeiro Aprender. E, foram homenageados os Universitários: alunos aprovados recentemente no Vestibular. A Área de Ciências Humanas veio com o Projeto – Nossas Origens!!! Nossos Valores!!! – alunos caracterizam os troncos raciais brasileiros: índios, negros e brancos. A Escola encerrou sua participação com uma Roda de Capoeira.




No início do período letivo 2010 os alunos foram recepcionados na Escola com uma Acolhida de Boas Vindas onde também foi apresentado os professores, o material didático e as normas de funcionamento para as atividades deste período.



Show Literomusical

No dia 03 de dezembro de 2009, sob a coordenação da Professora de Língua Portuguesa, Ana Maria Batista - aconteceu no Teatro Violeta Arraes, espaço cedido pela Fundação Casa Grande, um Show Literomusical – resultado da culminância do Projeto “Música e Poesia” desenvolvido com os alunos do 3º Ano “A” e “B”.
A Programação contou com os seguintes momentos:
-Acolhida com as músicas: Aquarela de Toquinho e Garota de Ipanema de Tom Jobim;
-Recital da Poesia “Amor Antigo” e da Poesia Cidadezinha Qualquer de Carlos Drummond de Andrade, outros poemas de Drummond e Cecília Meireles;
-Jogral da Poesia “Amar”, da Poesia Também já fui brasileiro, da Poesia Nova Canção de Exílio de Carlos Drummond de Andrade e da Poesia Noite de Cecília Meireles;
-Enquete Teatral da Obra “O Quinze” de Raquel de Queiroz e da Obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos.

Em novembro de 2009 foram iniciadas as aulas de Educação Ambiental elaboradas com o material do Tecnokits. O 1ºB, da manhã, participou da sua primeira aula sobre Gestão Ambiental em um momento que contou com a presença do Professor de Biologia – Roberto Wander, uma das Coordenadoras do Projeto Ilha Ambiental – Lucélia Muniz e os alunos monitores do Projeto – Aristóteles e Sanderson. As aulas de Educação Ambiental acontecerão em todas as turmas do Ensino Médio sob a orientação das Coordenadoras do Projeto Ilha Ambiental – Eleniuda Virgulino e Lucélia Muniz.




Nos dias 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2009 a E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras realizou a Feira de Ciências, Arte e Cultura com o Tema: ciência e tecnologia a favor da vida.
Foi disponibilizado para a comunidade salas com as apresentações dos trabalhos orientados pelos professores e realizados pelos alunos.

-Sala apresentando a História da E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras;

-Sala com jogos matemáticos com o nome de Pitágoras;

-Sala de Física e homenagem a Einstein;

-Sala de Química e homenagem a Lavoisier;

-Sala de Biologia e homenagem a Mendel;

-Sala da saúde composta por alunos e profissionais da saúde;

-Sala de Multimeios que fez homenagem ao aluno cordelista Osvaldo Fernandes;

-Sala de Linguagens e Códigos e homenagem a Gilberto Gil;

-Laboratório de Informática com documentários e homenagem a Zé Artur;

-Apresentações culturais: coral, paródia, peça teatral e vídeo produzido a partir dos depoimentos dos alunos;

-A escola contou ainda com um espaço destinado a exposição de algumas telas do pintor Arigrenis Pereira.

A E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras não realizava uma Feira de Ciências há 10 anos.




Na quinta-feira, dia 27 de agosto, de 2009, durante o turno noturno, nossa Escola recebeu o palestrante Cícero do Assaré. O músico nos proporcionou uma palestra motivacional focalizando a importância de vencer os obstáculos da vida, enquanto falava de sua trajetória artistíca cantava músicas que marcaram determinados momentos dessa trajetória.






























I Semana do Estudante – De 10 a 14 de agosto de 2009

Programação: Campeonato Interclasse, Jogos Recreativos, Gincana de Brincadeiras, Caça ao Tesouro, Jogos de Mesa, Escolha da Miss e do Mister Estudantil, Entrega de Diplomas aos alunos que obtiveram os melhores resultados no primeiro semestre de 2009, Jogos Matemáticos, Dia “D” da Leitura: Sala 1 – Ruth Rocha, Sala 2 – Patativa do Assaré, Sala 3 – José de Alencar, Sala 4 – Maurício de Sousa, Sala 5 – Cícero do Assaré, Sala 6 – Leitura de Multimídias, Sala 7 – Rosemberg Cariry, Sala 8 – Sebastião Salgado, Sala 9 – Fernando Verissímo e Sala 10 – Washington Olivetto. , Premiação do Campeonato Interclasse e Festa de encerramento.

    E, falando nisso:

  • Nossa Miss é Lívia Fernandes da Silva e Nosso Mister Paulo Pereira Dutra;

  • Os alunos que obtiveram os melhores resultados no primeiro semestre de 2009 foram:

    No Ensino Fundamental: Maria José Alves de Castro, Amanda Maria Alves, Maria Jeysiany dos Santos Silva, Agda Ravena Gomes Pereira Freire;

    No Ensino Médio: Maria Karoline Ferreira de Oliveira, Romário Felinto Rafael, Maria Gilvania da Silva, Isaquiel Gomes da Silva, Francisca Cícera Ferreira de Lima, Devania Michely Ferreira Lima, Maria Naiara Lourenço Gonçalves, Jucilânia Batista de Matos, Juliana Domingos da Silva, Cícera Gerlânia dos Santos, Antônio Jenfte Alencar Silva, Tatiane Barros de Alencar, Paulo Ricardo Fontes, Valdelândia Moreira da Silva, Nataniele Soares Pereira e Maria Aldejane Lopes da Silva.








REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

No dia 03 de Julho de 2009, o Núcleo Gestor, Professores e Funcionários da E.E.F.M. Pe. Luis Filgueiras reuniram-se com os pais de alunos dos turnos manhã, tarde e noite para tratarem de assuntos pertinentes a Instituição de Ensino, orientados pela seguinte pauta:

ABERTURA

Apresentação artística - Kelvin;

Dinâmica de Apresentação;

Apresentação do Núcleo Gestor e Professores presentes;

2. APRESENTAÇÃO DAS NORMAS ESCOLARES

Regimento Escolar;

Uso do Uniforme;

Portão fechado;

Restrição ao uso do celular em sala de aula;

Horário de chegada na Escola e tolerância;

Livro de registro de notificações ( advertência verbal, advertência escrita, suspensão e transferência);

3. PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA

Projeto Esporte na Escola;

Projeto Segundo Tempo;

Projeto Arte é Vida;

Projeto Roda de Leitura;

Teatro na Escola;

Projeto Primeiro, aprender;

Projeto de Reciclagem.

4. PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

Como os Pais, Mães ou Responsáveis podem contribuir com o desempenho escolar de seus filhos?

- cobrar fardamento;

- pontualidade;

- verificar atividades no caderno e trabalhos extras;

- cuidados com o material didático;

- atenção ao material que deve ser levado para cada aula (livros didáticos).

5. VISITA AOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Laboratório de Ciências;

Laboratório de Informática;

Ilha Ambiental;

Centro de Multimeios.



PROJETO RODA DE LEITURA

IDEALIZAÇÃO: Profª Maria Alvany Batista

APOIO: Centro de Multimeios


O Projeto Roda de leitura parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura em torno da escola é benéfico à comunidade e aos alunos, por propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar os alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais, adquirindo o gosto pela leitura, pode garantir o seu sucesso ao longo de toda sua trajetória escolar, além de ampliar sua compreensão de mundo.


O Projeto visa ainda o incentivo e orientação à leitura, visando tanto ao desenvolvimento do gosto pela leitura como à formação de leitores.










05 de junho de 2009 – Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste dia, as turmas da escola participaram de um Seminário onde foi falado sobre um breve histórico da data, mensagens e, através da exibição de um vídeo que mostrava a experiência da Agrofloresta de “Seu Zé Artur”, agricultor de nosso município (vídeo no formato do 100 canal – cedido pela Fundação Casa Grande), uma reflexão da importância de praticarmos uma agricultura “ecologicamente correta”.

Professoras responsáveis pela atividade: Cristiane e Lucélia, auxiliadas pela Profª Ana Paula e os monitores Kelvi e Geneilson do Laboratório de Informática.


PROJETO ARTE É VIDA


IDEALIZADORA: Professora Alda Cordeiro


PÚBLICO ALVO: Alunos de todas as turmas e turnos da EEFM Pe. Luís Filgueiras que possuem habilidades artísticas.


OBJETIVO GERAL


Manifestar dons artísticos do aluno e investir no seu potencial no sentido de divulgar todas as suas produções na imprensa falada e escrita, de projeta-las no campo da Literatura Regional através de concursos literários e ter suas produções exploradas em sala de aula juntamente com os literários da Literatura Brasileira.


METAS ALCANÇADAS

  • Produção de três personagens: Monólito, Rubelita e Rubi, criador Otacílio da Cunha;

  • Impressão do Cordel “Entre Dois Amores” pelo SESC – Crato – Ce, autor Aluísio Santos;

  • Espaço cedido pela Rádio Nova Olinda FM para divulgação das poesias;

  • Horário de estudo criado e acompanhado pelos país dos alunos nas suas residências;

  • Lançamento do Projeto na Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri;

  • Produção de um Vídeo 100 Canal pela Fundação Casa Grande com a exibição da vida e das poesias dos alunos;

  • Publicação do Projeto pelo Jornal Regional IDSS INTERATIVO;

  • Matéria produzida pela TV Verdes Mares;

  • 1º lugar no Concurso Regional de Literatura – Livro Virtual com o tema O Lugar Onde Vivo promovido pelo NTE da 18ª CREDE;



















Projeto Nossa Origem!!! Nossos Valores!!!

1º Evento: novembro/ 2008




O Projeto Nossa Origem!!! Nossos Valores!!! é uma ação realizada pelos professores da área de ciências da natureza em parceria com os demais professores e que tem como protagonista desse processo, o aluno que está matriculado nas turmas de 1°, 2° e 3º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras. Foi elaborado a partir do Programa Ética e Cidadania: Construindo Valores na Escola e na Sociedade, priorizando as Relações étnico–raciais no campo dos direitos humanos.

Como o próprio título do Projeto explicita, da denominação Nossa Origem!!!, temos um olhar que se volta aos nossos troncos raciais: o branco, o negro e o indígena, pensando as relações étnicos – raciais e a importância de cada povo na nossa origem e formação. Enfatiza a valorização da cultura e da história dos afro-brasileiros e africanos com base na Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e da outras providencias.


O poeta Patativa do Assaré é homenageado em desfile no dia do município de Nova Olinda



































O tema deste ano para o dia do município de Nova Olinda, 14 de abril de 2009, foi o centenário do Poeta Patativa do Assaré.
Neste foram dispostos os pelotões tradicionais femininos e masculinos e entre estes representações da vida do poeta Patativa. Elaboramos uma espécie de museu ambulante onde foram apresentados desde a facha do Memorial até personagens e representações de poemas criados pelo poeta.

20 comentários:

  1. parabens com todo este esforço e dedicaçao a educaçao se tornara cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  2. Gostamos muito de todas as participações dos alunos do colégio Pe. Luis Filgueiras. E que temos muito orgulho da escola.
    Renato Fernandes Costa
    Antonio Gerson

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa de todos de participar do desfili e omenagiar Patativa.

    ResponderExcluir
  4. esse desfile foi o melhor de todos.
    só faltou colocar a foto dos portas bandeiras.

    ResponderExcluir
  5. A escola estadual está de parabéns, pois cada etapa que se passa no dia-a-dia está desenvolvendo com uma excelente Educação..

    vejo vocês no próximo desfile!!
    xelim pra minha escola.

    Andressa. Bianca, Yarlley

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Núcleo Gestor pela iniciativa dos projetos, aos professores pelo esforço na realização e aos alunos pelo empenho e participação. Como sempre a nossa Escola sai na frente!

    ResponderExcluir
  7. eu achei muito legal a omenagem a PATATIVA porque ele foi um homem muito trabalhador.E começou a fazer poesias e ficou famozo.Eu o adimiro muito,egosto muito das suas poesias porque ele fazia poesias com tudo que via e ouvia.

    FRANCISCO GEFFERSON OLIVEIRA DA SILVA,

    ResponderExcluir
  8. A escola esta de parabéns por ter homenageado patativa um poeta batalhador que eu admiro muito,os professores estão de parabéns pelo o esforço e os alunos pela a participação parabéns vocês são nota 10.

    ResponderExcluir
  9. A escola esta de parabéns por ter homenageado patativa

    ResponderExcluir
  10. A ESCOLA FOI NOTA 10 NA SEMANA DO ESTUDANTE!!!!!!!!!!!!ESPERO QUE ACONTEÇA NOVAMENTE MARTA RENHA!!!!

    ResponderExcluir
  11. agente aprendendo a ler podemos ensinar quem quer aprender.



    ianoteixeiraalves

    ResponderExcluir
  12. na escola esta de parabéns pelo seu talento é objetivo de criatividade e responsabilidade.



    MARIA DANIELA

    ResponderExcluir
  13. O colégio está de parabéns pena não tem como
    fazer isso uma vez por mês
    ROBERIO O Mr.Bean

    ResponderExcluir
  14. FOI O DESFILE MAIS BONITO DA CIDADE!

    ResponderExcluir
  15. O tema desse ano foi muito legal!

    ResponderExcluir
  16. O desfile desse ano foi demais... adorei, estava muito bonito...

    ResponderExcluir
  17. O DESFILE EM SI FOI UMA GRANDE HOMENAGEM AO POETA PATATIVA DO ASSARÉ QUE ATÉ HOJE É LEMBRADO COM SEUS VERSOS E SUAS LINDAS POESIAS.

    ResponderExcluir
  18. o projeto roda de leitura é uma iniciativa boa, pois ao mesmo tempo em que abre mais o conhecimento do aluno incentiva-o a ler .
    gostei muito desse projeto.
    parabéns as meninas do multimeio e a todos que colaboraram.

    ResponderExcluir
  19. SAUDADES DA ESCOLA E DE TODO O PESSOAL! COMO SEMPRE O ESTADUAL SE DESTACA EM QUALQUER ATIVIDADE, POIS TEMOS ORGULHO DE VESTIR A CAMISA E REPRESENTA NOSSO COLÉGIO E PROVA PARA TODOS QUE NÓS "DA RALÉ" POPULAMENTE FALANDO NÃO SOMOS MANÉ!

    ASS.: JOSÉ ALVES / ALUNO DO 3(B) TURMA 2009

    ResponderExcluir
  20. ADOREI O BLOG DA ESCOLA VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS..


    ASS:JUSSAMARA FERREIRA 2(B)MANHÃ

    ResponderExcluir