E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Noite de Homenagens/ II Feira de Ciências, Arte e Cultura






























Noite de Homenagens

Na noite do dia 25 de novembro de 2010 às 20:00h na Quadra da Escola aconteceu um Evento festivo no qual foi realizado algumas homenagens.

Para compor a mesa foram convidados:

- O Professor Antonio Roberto Araújo de Souza, Diretor Geral da EEFM Padre Luís Filgueiras;

- O Secretário Executivo da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará-SEDUC, Antonio Ildivan de Lima Alencar;

- A Professora Eliane Nunes Estrela, Coordenadora da 18º CREDE;

- A Professora Vanda Lúcia Sampaio Oliveira, Secretária Municipal de Educação e Ex-Diretora do Estadual;

- A Senhora Vicencia Pereira de Lima Alencar, Ex-Professora e Primeira Diretora da nossa Escola;

- A Professora Doutora Francisca Laudeci Martins Souza, Chefe do Departamento do Curso de Economia da URCA e Ex-Aluna da nossa Escola.

Na ocasião, a execução do Hino Nacional Brasileiro na voz da Aluna Ana Karla Batista da Silva e o Hino do Estado do Ceará na voz do Aluno Antonio Kelvin Sindor.

Em seguida, foi anunciado a entrega de uma placa comemorativa dos 35 anos da Escola para quatro homenageados que colaboraram e colaboram para o engrandecimento dessa instituição de ensino.

A primeira homenageada: Vicencia Pereira de Lima Alencar que nasceu em 15 de abril de 1933 na cidade de Nova Olinda, filha de Antonio Jeremias Pereira e Ana Pereira de Lima. A mesma cursou Pedagogia na Universidade do Estado do Ceará em Fortaleza, ocupou o cargo de Direção da Escola Padre Luís Filgueiras em 1975, tornando-se a primeira Diretora, onde exerceu a função por aproximadamente 15 anos.

Dona Vicencinha, como é conhecida, recebeu a placa comemorativa dos 35 anos da Escola das mãos do atual Diretor, Antonio Roberto Araújo de Souza.

O próximo homenageado foi o Sr. Antonio Idilvan de Lima Alencar, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Política e Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Foi auditor da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, onde ocupou as funções de Diretor de Fortaleza de 1998 à 2000, de 2000 à 2001 foi Coordenador da Região Norte e nos anos de 2001 à 2003 foi Coordenador da arrecadação estadual. Trabalhou ainda na Secretaria de Planejamento do Estado de 2003 à 2006, onde foi integrante da equipe de coordenação da reestruturação e redesenho de processo das secretarias estaduais (Saúde, Educação, Fazenda, Ação Social, Justiça e Segurança Pública). Atuou em 2005 como assessor de projetos especiais da Secretaria da Fazenda do Estado do Amapá, onde realizou a reestruturação das Secretarias de Administração, Fazenda e Planejamento. Atualmente ocupa a função de Secretario Executivo da Educação do Estado do Ceará. Também foi aluno da Escola da Padre Luís Filgueiras. O mesmo recebeu a placa comemorativa dos 35 anos da Escola das mãos de sua primeira Professora Dona Minervina Cordeiro.

A terceira a ser homenageada foi a Professora Eliane Nunes Estrela, nascida na cidade de Crato em 26 de julho de 1974, concuiu com êxito toda a Educação Básica. Por identificar-se com o Magistério, cursou cientifíco e magistério no ensino. Em 1992 foi aprovada no concurso de Pedagogia, ainda no mesmo ano, passou a dar aulas no Pré-Escolar. No ano seguinte assumiu a função de Diretora. Em 1993 passou a lecionar no Colégio Santa Tereza de Jesus da rede privada. Em 1998, passou a ser assessora pedagógica no citado colégio. Em 2005 foi Coordenadora de Gestão da EEFM Teodorico Teles de Quental. Especializou-se em Educação na URCA, cursou ainda em nível de especialização o curso em gestão – PROGESTÃO e Curso de Língua Portuguesa. Participou de muitos cursos e seminários que contribuiu para sua formação pessoal e profissional. Atualmente faz parte do CAED que contribui para a construção de novos conhecimentos a partir do curso Gestão e Avaliação da Educação Pública. Hoje, atual Coordenadora da 18º CREDE.

Por fim, a homenageada, Laudeci Martins de Souza, nascida em Nova Olinda no mês de junho de 1968. Filha de Francisco Martins de Souza e Maria Honorinda de Souza, numa família de suas filhas. Realizou toda sua formação escolar em escolas de Educação Pública, dentre as quais se destaca a Escola Padre Luís Fingueiras, onde estudou durante toda a Educação Básica. Em 1996 iniciou seus estudos de graduação em Economia pela Universidade Regional do Cariri, onde ingressou em 1994 através do concurso público como Professora Efetiva. O exercício na docência em Economia foi fortalecido pela formação em nível de Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Tendo concluído seu estudo de doutorado em 2010, tornando-se a primeira Doutora do município de Nova Olinda. Tem uma vida dedicada a docência e a pesquisa, atuando em diversos postos. Coordenou cursos, proferiu palestras, ministrou aulas, orientou pesquisas, dentre as quais muitas sobre temas relacionados a nosso município. Atualmente é a chefe do Departamento de Economia da URCA. É também formadora do Programa de Inclusão de Jovens em situação de riso – PROJOVEM URBANO. Recentemente, integrou-se ao corpo docente do mestrado em Administração de Empresas da UECE. Para além de todos esses lugares por onde passou e passa, a Professora Laudeci privilégia a Educação Pública e a Inclusão Social de pessoas em situação de risco, prova disso tem sido a sua dedicação aos assuntos que procuram explicar e solucionar a pobreza, o riso, a agricultura familiar e a sustentabilidade econômica e ambiental. Embora tenha vivência dentro e fora do Brasil, adora retornar pra sua casa na Jeremias Pereira, ouvir as conversas de sua mãe, bater papo com os amigos de infância na esquina de Seu Chico Martins, dividir a vida com seus familiares e amigos. Acredita que lavar uma vida simples e ligada a suas raízes é a base para transmitir aos seus filhos Artur e Heitor os valores que acredita serem primordiais para uma vida feliz. Laudeci é casada desde 2002 com o Professor Alex Coelho com quem soma o afeto dos filhos e a produção cientifíca e a vida enfim.

Após a entrega da placa comemorativa dos 35 anos da Escola, também foram homenageados os Ex-Diretores da Escola com uma placa, sendo estes:

- Vicencia Pereira de Lima Alencar;

- Maria Ivany do Carmo;

- Augusta Guerreiro Vidal;

- Maria de Fátima Milfont Gualberto;

- Maria Eliêta Alecar;

- Maria Macêdo de Freitas Diniz;

- Meyre Porto Sampaio;

- Antonia Anita Batista;

- Joaquina Vieira da Silva;

- Vanda Lúcia Sampaio Oliveira;

- Maria Aparecida Alves de Matos;

- Francisca Claudia de Brito Ribeiro;

- Antonio Roberto de Araújo Souza (atual Diretor).


0 comentários:

Postar um comentário