E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS


Dia 27 de outubro acontecerá a IV Feira Regional de Ciências da CREDE 18, onde as escolas participaram com seus Projetos de Pesquisa a EEFM Padre Luis Filgueiras  participará    com dois projetos um na área de Linguagens e outro na área de Ambientais.Os projetos são os seguintes:

REDE DE BLOGS DE NOVA OLINDA-CE: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E INTERAÇÃO

O projeto é coordenado pele Professora: Lucélia Muniz da França
Alunas representantes: Ana Viviane Lucena Vieira e Jessica Calisto Santos Nogueira

A Equipe do Projeto é ampliada em 10 alunos a cada ano. Os alunos passam inicialmente por uma Oficina de criação de blogs. No espaço do Blog é divulgado Eventos Locais, a Personalidade do Mês, vídeos com Roda de Conversa e, os Blogs Associados. As entrevistas, cadastros dos Blogs Locais, fotos e matérias são feitas pelos alunos em atividades agendadas como Aula de Campo. As postagens e as atualizações do Blog são feitas no Laboratório de Informática da Escola.
Criação da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE hospedada no endereço: http://www.rededeblogsno.blogspot.com/. Estatística da Rede: 129 seguidores; criação de um selo; mais de 18.000 acessos; divulgação de 14 eventos, entrevista com 13 personalidades locais, cadastro de 58 Blogs, interação com os blogueiros e a comunidade. Foi apresentado na III Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE realizada em novembro de 2010, obtendo a 2ª Classificação na Categoria Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e na II Feira de Ciências, Arte e Cultura da EEFM Padre Luís Filgueiras. Em setembro de 2011 a Escola foi contemplada com o Selo Escola Solidária 2011 ao inscrever o projeto na área de atuação de Informática, inclusão digital e novas tecnologias.

O Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE acontece como uma atividade contínua desde setembro de 2010, utilizando-se das TICs e de uma ação voluntária, onde os alunos fazem da blogosfera uma ferramenta de divulgação e interação, aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação.





BIODIGESTOR – ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

Inicialmente foi construído um protótipo do biodigestor com garrafas pet, na proporção de 1:1, utilizando esterco de boi e água, com o intuito de avaliar o processo de produção e armazenamento do biogás.
Observou-se durante seis meses a produção de gás nas garrafas pet, verificando-se a temperatura, que deveria estar em torno de 28ºC.
Através do enchimento de bexigas, realizaram-se testes de combustão do gás periodicamente. Observou-se, inicialmente, somente a produção de CO2 por não haver combustão e pelo péssimo odor. A produção de CH4 foi verificada com a diminuição do odor e pela combustão, que foi ficando mais acentuada.
O conteúdo das garrafas pet foi colocado em dois tambores de plástico com capacidade de 50 litros, que foram acrescidos, na proporção de 1:1, de 17 litros de esterco e água não clorada. Os tambores foram conectados, através de mangueiras condutoras de gás, a uma câmara de ar com registros, ligada a um mini-fogão.

Foi identificada a produção de gás metano nos protótipos após seis meses e nos tambores de 50 litros, depois de vinte dias. Isso ocorreu porque os protótipos já tinham bactérias anaeróbicas em atividade. Essa produção foi de 612 litros que foram utilizados nas práticas do laboratório de ciências
O biodigestor além de ser de baixo custo e de fácil manejo, tem várias finalidades como a produção de biogás e biofertilizante, além de minimizar os impactos ambientais e gerar sustentabilidade.




0 comentários:

Postar um comentário