E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVE ATIVIDADES NA ESCOLA PADRE LUIS FILGUEIRAS


      Os alunos Igor Kleber Campos Lima e Juliana Dantas Alves do 3º ano C, desenvolveram nos meses de março e abril atividades do Projeto em parceria com Geopark Araripe e a SECITECE sobre Feiras e Amostras Científicas. Esse é um projeto que o Governo do Estado está desenvolvendo em todo o Ceará, e a Região do Cariri tem como tema de trabalho: Geopark e Arqueologia.

 
MARÇO
      Os nossos alunos orientados pelos professores do Laboratório de Ciências da nossa Escola elaboraram um projeto sobre as riquezas da nossa região, destacando com ênfase os fósseis. Para a elaboração do projeto três alunos de cada turma foram entrevistados pelos nossos bolsistas sobre o que são fósseis, como eles se formam e onde são encontrados e o resultado obtido foi que faltava aos alunos muitas informações sobre o assunto.
ABRIL
       O projeto é executado na prática, dentre as ações previstas no dia 02, Igor e Juliana confeccionaram o Mural Geopark na escola e no dia seguinte foram contemplados com uma oficina de réplica de fósseis. Participaram dessa atividade no dia 03 de abril 14 alunos que depois de aprenderem de forma teórica colocaram a mão na massa produzindo réplicas de diferentes fósseis encontrados na Bacia do Araripe.

      Para Igor Kleber, esse projeto servirá para instigar a curiosidade e interesse dos alunos sobre os Geossítios distribuídos ao longo da Bacia do Araripe, bem como também, outras temáticas como a Comercialização dos fósseis e a importância desses organismos que habitaram a nossa região em períodos anteriores que foram extintos há milhões de anos atrás sedimentando-se para servir de pistas a fim de compreendermos como viveram e hoje serem objetos de diferentes estudos e pesquisas na Ciência.



  "A ciência nos traz conhecimento; a vida, sabedoria." (Will Durant)
 
LEI: Profª. Eleniuda Virgulino

0 comentários:

Postar um comentário