E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Projeto "Vou contar uma história" (Prof. Ana Maria)




O Projeto: “Vou contar uma história!” realizado na EEFM Padre Luis Filgueiras foi idealizado e elaborado pela professora, Ana Maria Batista Vieira de Souza, com o objetivo de transmitir saberes entre jovens e crianças de diferentes idades, ...valorizando a multiplicidade cultural, que está na raiz da cultura popular brasileira, como também, valorizar a cultura da oralidade. O referido projeto contou com a participação de alguns alunos do 1º ano A que desenvolveram o projeto por etapas. A primeira foi a formação sobre a contação de história, tendo como fonte os livros: Contar e Encantar – Pequenos segredos da narrativa de Cléo Busatto; Contar Histórias – uma arte sem idade de Betty Coelho. A segunda etapa, escolha, análise e preparação das histórias, a terceira foi a culminância do projeto.
O ponto alto do projeto foi a realização do evento para a contação das histórias nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, atendendo o público-alvo de 4 a 8 anos. As histórias contadas forram: O cesto da vovó, A mãe que se transformou em pó, O anel do rei, A velha encantada e A Branca de Neve. As contadoras foram as alunas: Cícera Eduarda Gonçalves Dias, Gabrielli Apolinário Pereira, Vanessa Gonçalves Oliveira, Yasmim ninive Alves dos Santos e a professora, Ana Maria. Além disso, as crianças se encantaram com a princesa( a aluna, Maria Ivete Ribeiro da Silva) e com as bonecas ( as alunas: Kamila Ponciano, Iara Tereza Dias, Cibeli Roberto da Silva, Maria Beatriz Rodrigues, Rayra santos e Mirely Lopes). Os alunos: Alan Cardoso, Ray Sales, Ìtalo Igo, João Eduardo, Ricardo Pereira, Vicência Ingled, Shirley Alves, Priscila Freire, Maria Denise, Sara Rodrigues, Cícer Nayara, Nayane Cordeiro e Rafael Gomes se dividiram nas equipes de divulgação, arrecadação, animação e apoio. As escolas contempladas foram: Creche Criança Esperança, Escola José Liberalino, Escola Universo do saber e Centro de Educação Básica.
O projeto proporcionou alegria e aprendizagem para todos os envolvidos, pois como diz Cléo Busatto: “Contar histórias é uma arte, uma arte rara, pois sua matéria-prima é o imaterial, e o contador de história um artista que tece os fios invisíveis desta teia que é o contar”.
O ponto alto do projeto foi a realização do evento para a contação das histórias nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, atendendo o público-alvo de 4 a 8 anos. As histórias contadas forram: O cesto da vovó, A mãe que se transformou em pó, O anel do rei, A velha encantada e A Branca de Neve. As contadoras foram as alunas: Cícera Eduarda Gonçalves Dias, Gabrielli Apolinário Pereira, Vanessa Gonçalves Oliveira, Yasmim ninive Alves dos Santos e a professora, Ana Maria. Além disso, as crianças se encantaram com a princesa( a aluna, Maria Ivete Ribeiro da Silva) e com as bonecas ( as alunas: Kamila Ponciano, Iara Tereza Dias, Cibeli Roberto da Silva, Maria Beatriz Rodrigues, Rayra santos e Mirely Lopes). Os alunos: Alan Cardoso, Ray Sales, Ìtalo Igo, João Eduardo, Ricardo Pereira, Vicência Ingled, Shirley Alves, Priscila Freire, Maria Denise, Sara Rodrigues, Cícer Nayara, Nayane Cordeiro e Rafael Gomes se dividiram nas equipes de divulgação, arrecadação, animação e apoio. As escolas contempladas foram: Creche Criança Esperança, Escola José Liberalino, Escola Universo do saber e Centro de Educação Básica. O projeto proporcionou alegria e aprendizagem para todos os envolvidos, pois como diz Cléo Busatto: “Contar histórias é uma arte, uma arte rara, pois sua matéria-prima é o imaterial, e o contador de história um artista que tece os fios invisíveis desta teia que é o contar”.

 


0 comentários:

Postar um comentário