E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CHAMADA PARA COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE TUTORES

EDITAL 02/2015
ProEMI/PJF – Projeto Jovem de Futuro
SELEÇÃO DE TUTORES



CHAMADA PARA COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE TUTORES

A Diretora da EEFM PADRE LUIS FILGUEIRAS torna público que estão abertas as inscrições para seleção de Tutores para o ano letivo de 2015, conforme Lei Estadual Nº 15.190 de 19 de julho de 2012, D.O.E. de 24 de julho de 2012, que cria o programa de bolsas de Monitoria e Tutoria na Rede Estadual de Ensino integrantes do ProEMI/JF a conceder bolsa de tutoria nas quantidades e valores constantes deste edital. Para os fins desta Lei, entende-se como Tutoria as atividades desenvolvidas por estudantes do ensino superior no âmbito das escolas públicas do Estado do Ceará voltadas para o fortalecimento da aprendizagem e melhoria do desempenho de seus alunos.

1. PERÍODO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas no Laboratório Escolar de Informática da escola de 07:00 às 11:00 horas, de 13:00 às 17:00 horas e de 18:30 às 21:30 horas, no período de 08 a 12 de maio de 2015.

2. DO OBJETIVO
Selecionar alunos universitários para desenvolverem a função de tutores no desenvolvimento das  as atividades propostas no Manual da Metodologia “Entre Jovens” elaborada pelo Instituto Unibanco em Língua Portuguesa e Matemática.
A metodologia é viabilizada pela participação de universitários dos cursos de licenciatura em Letras e Matemática ou áreas afins, que serão capacitados para atuar como tutores dos alunos com baixo nível de proficiência pelos professores das referidas disciplinas, coordenadores de área e coordenadores escolares.

3. DOS REQUISITOS
Para concorrer o participante da Seleção de Tutores deve ser aluno regularmente matriculado em instituições de Ensino Superior, dos cursos de Bacharelado/Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Bacharelado/Licenciatura em Matemática ou áreas afins.

4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. No ato da inscrição o candidato deverá entregar:
4.1.1- Declaração recente (até 3 meses que antecede esse edital) da Instituição de Ensino Superior em que está cursando licenciatura (Letras/ Língua Portuguesa ou Matemática), informando o semestre que está cursando.
4.1.2- Ficha de inscrição devidamente preenchida com todos os dados solicitados, sem emendas ou rasuras. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, ficando a Administração Pública no direito de excluí-lo da seleção, caso comprove inveracidade nos dados fornecidos ou o não preenchimento de informações requeridas na mesma (anexo II).
4.1.3-  Cópia do: RG, CPF e comprovante de endereço.
4.1.4-  Declaração assinada pelo candidato ,informando que tem disponibilidade para atuar como tutor nos horários e turnos definidos pela escola, fornecida no ato da inscrição.
5. DA REMUNERAÇÂO
Para o desenvolvimento das atividades de Tutoria será concedido o pagamento mensal de bolsa no valor de R$ 300,00, durante 04 (quatro) meses.
6. DAS VAGAS
UNIVERSITÁRIO CURSANDO BACHARELADO E/OU LICENCIATURA EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
TUTORIA
CARGA HORÁRIA
Nº DE VAGAS
Língua Portuguesa
12 Horas Semanais
01
Matemática
12 Horas Semanais
01
TOTAL
02

7. DA SELEÇÃO
A seleção será realizada na própria escola e obedecerá a duas etapas:
7.1. 1ª ETAPA – 13/05/2015, a partir das 13:00h na Sala 09 da EEFM Padre Luis Filgueiras: Prova de conhecimentos específicos, valendo 50 pontos, sendo necessários 60% para aprovação do candidato ao projeto de tutoria;
7.1.2. A avaliação que trata o item anterior abrangerá os seguintes conhecimentos:
a. Noções e conhecimentos da disciplina de Matemática, no caso de candidatos desta disciplina, ou noções e conhecimentos de Língua Portuguesa , no caso dos candidatos a tutores desta disciplina, referente ao Ensino Fundamental I e II e 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio.
7.2. 2ª ETAPA– 14/05/2015: exposição da resolução de um dos itens da prova de conhecimentos específicos da disciplina para qual estão concorrendo por uma comissão formada pelos seguintes membros: m membro da coordenação pedagógica, um membro do Grupo Gestor do ProEMI/JF; um (a) professor (a) de Matemática e um (a) professor (a) de Língua Portuguesa.
7.2.1. Na exposição, os candidatos devem apresentar conhecimentos relativos aos seguintes aspectos:
7.2.1.1. Domínio de estratégias e metodologias acerca do conteúdo;
7.2.1.2. Gestão da sala de aula;
7.2.1.3. Controle emocional para o exercício das funções de magistério;
7.2.1.4. Liderança, criatividade e comunicabilidade.
7.3. Considerar-se-á classificado o candidato que tiver a documentação deferida, obtiver nota igual ou superior a 60% na prova e obtiver nota ou superior a 60% na entrevista.
7.4. Em caso de empate, será utilizado como critério de classificação a nota da prova.
8. DA ADMISSÃO
8.1. O candidato classificado em primeiro lugar será admitido para uma jornada de até 12 (doze) horas semanais;
8.2. A seleção de que trata este edital tem validade apenas para o ano letivo de 2015;
8.3. A Tutoria terá duração de 04 (seis) meses;
8.4. O horário das atividades será distribuído nos turnos manhã, tarde e noite.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. A inscrição poderá ser realizada pelo candidato ou seu representante legal, por meio de procuração. Não será admitido entrega da documentação exigida fora do prazo de inscrição.
9.2. A escolha final dos tutores, fundamentada no perfil requerido para a ação e nas propostas da metodologia, será realizada pelo grupo gestor do Jovem de Futuro e professores das disciplinas envolvidas.
9.3. Os candidatos receberão no ato da inscrição a programação com informações necessárias ao conhecimento das responsabilidades específicas da Tutoria.
9.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de seleção das respectivas tutorias composta pelo Grupo Gestor do Jovem de Futuro e professores das disciplinas envolvidas.

Nova Olinda – CE, 07 de maio de 2015.


QUANTIDADE DE FOLHAS APRESENTADAS PELO CANDIDATO ________



ANEXO III



COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

Nº DE INSCRIÇÃO: _____________________
NOME DO CANDIDATO: _______________________________________________
RG: _____________________________ Órgão Expedidor: ___________________

Apresentar-se com este comprovante e o RG no dia da entrevista.

_____________________,______ de ___________________ de 2015.

____________________________________
Responsável pela inscrição




ANEXO III


Eu, _______________________________________________ candidato (a) à função de Tutor por Tempo Determinado, cujo número de inscrição é ___________________, apresento e declaro ser de minha exclusiva responsabilidade o preenchimento das informações e que os títulos, declarações e documentos a seguir relacionados são verdadeiros e válidos na forma da Lei, sendo comprovados mediante cópias em anexo, com atesto de órgão responsável pela inscrição, numeradas e ordenadas, num total de __________ folhas, que compõem este Currículo Padronizado, para fins de atribuição, de pontos através da análise curricular pela banca examinadora, com vistas à atribuição da nota na Prova de Títulos.

1. Declaração do Curso de Graduação/ Licenciatura, com o nº de semestre cursados, acompanhado do histórico escolar, limitado a 1 (um) curso.
Nome do Curso
Carga Horária
1.

Obs: Apresentar declaração e histórico recente.

2. Experiência de trabalho no exercício da função em sala de aula, inclusive estágios e serviços voluntários na área do Magistério.
Nome da Escola/ Universidade
Tempo
1.

2.

Obs: Apresentar declaração recente da experiência.

3. Curso de Capacitação com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, limitado a 2 (dois) cursos.
Nome do Curso
Carga Horária
1.

2.

3.

Obs: Apresentar cópia e original dos certificados.


___________________________,_______ de ___________________ de 2015.
Local e Data
______________________________________________
Assinatura do (a) Candidato (a)


Recebido e conferido por ________________________________

0 comentários:

Postar um comentário