E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

sábado, 21 de novembro de 2015

Atividades comemorativas do Dia Nacional da Consciência Negra


20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra e em nossa escola comemoramos com a temática relacionada a História Afro-Indígena Cearense - Identidade e pertencimento étnico.
Dentre as reflexões consideramos as Competências e Habilidades voltadas para a compreensão da diversidade étnico racial e a sua contribuição na formação do povo brasileiro, especialmente as matrizes indígenas, africanas e europeias.
Tendo como objetivo de aprendizagem a sistematização dos conhecimentos a partir das relações étnico raciais na construção da nossa identidade.
Realizamos uma exposição fotográfica resultante do ensaio com alunos e professores da escola, evidenciando a diversidade étnica presente em nossa unidade de ensino, utilizando-se da estética (cabelo, corpo, vestuário, adereços).
Em seguida tivemos uma Roda de conversa com professores e alunos sobre a temática abordada: “Identidade e pertencimento étnico”.
Também foi feito o lançamento, logo pela manhã, da Campanha sobre a importância da valorização da diversidade presente em nosso país, intitulada “Por uma Cultura de Paz”. O vídeo da campanha já está sendo veiculado nas redes sociais.
No período noturno contamos com a apresentação do Grupo de Capoeira de Nova Olinda.
Na oportunidade queremos agradecer a todos que contribuíram direto e indiretamente para a realização desta ação!
Nossos agradecimentos ao Núcleo Gestor, Funcionários, alunos e professores da nossa escola; Ao fotógrafo Samuel Macedo pelas fotos da Campanha Por uma Cultura de Paz; Jessica Calisto Santos, Ciço Inventor, Maria Lindalcy Santana, Márcio Muniz, Eef Avelino Feitosa. Nosso muito obrigada a todos!
"Nosso país será justo quando brancos, negros, indígenas e outras etnias viverem em condições de igualdade de direitos sociais". (Felipe B. Anezzi)

0 comentários:

Postar um comentário