E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Excelência em Apresentações: a oratória como ferramenta primordial no ensinar e aprender

É notório como algumas pessoas, incluindo educadores, acadêmicos, líderes, vendedores e profissionais dos mais diversos setores, ao se aproximar do momento de falar em público, alimentam as chamas da intranquilidade e do nervosismo. Deixam de explorar aspectos interessantes da sua apresentação e permanecem demasiadamente preocupadas com equívocos que ainda não cometeram ou aconteceram. Uma excelente apresentação e coerente expressão verbal exigem do orador preparação de um roteiro prévio, determinado conhecimento e desenvoltura sobre o que está sendo apresentado.

Credibilidade do assunto – Observe o ambiente e a acústica da sala onde estará realizando sua apresentação. Conforme a quantidade de pessoas, utilize um microfone para ser compreendido por seus ouvintes. Quando elaborar slides para uma apresentação, procure usar empatia, colocando-se no lugar dos participantes. Todas as pessoas devem ser capazes de ler o que está projetando nos slides. Componha frases objetivas, preferencialmente, representando a essência de uma ideia. Essas ações visam oferecer maior eficiência e aumento da credibilidade do assunto a ser apresentado por você. Utilize uma linguagem que seja coerente ao público participante e ao contexto do tema explorado. Ao usar citações de textos, dados estatísticos ou alguma pesquisa, lembre-se de coibir qualquer tipo de plágio. Não é vergonha comentar que determinada frase não é de sua autoria, ao contrário, mostrará sua humildade de não ser o dono da razão, bem como a confiabilidade de que outras fontes de referência foram pesquisadas.

Expressão corporal – Todo corpo expressa a fala quando estamos comunicando uma mensagem a outra pessoa, principalmente durante as aulas, os cursos, seminários, palestras ou os discursos. A atenção para a expressão corporal é essencial e os gestos devem ser os mais naturais possíveis. As movimentações das suas pernas e das suas mãos devem ser ordenadas, evitando atrapalhar a mensagem que você estará transmitindo à sua plateia. Quando caminhar, seus movimentos devem ser triangulares para explorar ao máximo do ambiente onde está posicionado. Olhe para as mais diversas direções e pontos, não limitando seus olhos unicamente para um local específico. Ao falar em público, o orador precisa trabalhar a expressão corporal, evitando transparecer que é um robô imóvel. Lembre-se de que a naturalidade é fundamental em uma comunicação e proporcionará, conhecimento e empatia aos participantes.

Convite para falar – Discursos realizados de maneira espontânea costumam ser agradáveis. Se você conseguir tempo hábil, anote os principais tópicos da sua fala para seguir uma sequência lógica e não deixe a responsabilidade do discurso para sua memória. Caso tenha que realizar a leitura de um texto, verifique se há luminosidade suficiente para não prejudicar sua fala. Em seguida, segure a folha apoiada em uma pasta para que não fique balançando em suas mãos. Quando receber um convite para falar de improviso, inicie sua comunicação utilizando um pensamento, uma poesia ou um trecho de uma música. Evite iniciar dizendo que foi uma surpresa ser convidado para falar e cuidado com piadas na introdução de sua fala, pois elas podem gerar gafes e efeitos indesejáveis. Depois de realizada a introdução, desenvolva uma saudação às autoridades presentes, seguindo as normas do protocolo e, com naturalidade, realize uma ligação com o que está falando.

Treine sempre sua fala e acredite que há dentro de você uma força impulsionadora capaz de mostrar o quanto pode transformar ideia em realizações, projetos em concretizações, sonhos em vida.

Procure deixar distante de sua fala o “eu acho”, pois esta expressão transmite além de insegurança, conotação duvidosa aos ouvintes. Na conclusão, retome a sua fala inicial (pensamento, poesia ou trecho da música) e deixe uma mensagem de incentivo, autoestima e encorajamento aos seus ouvintes.

Por medo, inúmeras pessoas deixam de ser felizes, de alcançar metas e superar desafios. Amadurecemos ao despertar a consciência das limitações, dos erros, preconceitos e medos.

Falar de um assunto distante do seu campo de conhecimento e sem nenhum preparo anterior, poderá comprometer a imagem do orador. Seu texto, durante a apresentação, deve ter relação com sua expressão corporal e fortalecer que você está em constante atualização, munido de informações e com conhecimento para falar sobre o assunto que está sendo proposto. Gosto sempre de afirmar que “o medo de fracassar levou inúmeras pessoas a desistirem da concretização de seus sonhos”. Por medo, inúmeras pessoas deixam de ser felizes, de alcançar metas e superar desafios. Amadurecemos ao despertar a consciência das limitações, dos erros, preconceitos e medos. Mas também crescemos quando percebemos as oportunidades, a superação e as conquistas. Quanto mais você criar um distanciamento entre o erro e o êxito, mais estará se libertando do medo. Treine sempre sua fala e acredite que há dentro de você uma força impulsionadora capaz de mostrar o quanto pode transformar ideia em realizações, projetos em concretizações, sonhos em vida. Vamos tentar?
Dalmir Sant’Anna
Mestre em Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e em Magistério Superior. Bacharel em Comunicação Social. Autor de livros na área comportamental.

0 comentários:

Postar um comentário