E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

domingo, 29 de maio de 2016

Projeto Profissões: “E aí vai ser o que? Heim?”

EEM Padre Luís Filgueiras
Professora: Lucélia Muniz
Público alvo: alunos da 3ª série “A” do Ensino Médio

Projeto Profissões: “E aí vai ser o que? Heim?”
“Se amanhã você quiser ser um grande profissional, comece hoje sendo um grande aprendiz.” (Inácio Dantas)

Apresentação
Realizado com alunos da 3ª série “A” do Ensino Médio, o projeto tem como meta auxiliar ou consolidar as escolhas profissionais dos alunos da Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras. Foi implantado durante o mês de maio do corrente ano e tem como palestrantes profissionais oriundos da nossa região com graduação concluída e experiência profissional a ser compartilhada.
Em latim, Escola quer dizer "lugar de alegria", e é na escola que podemos modificar e transformar o nosso aluno em um bom profissional, orientando na escolha de sua atividade profissional, e alertando-o para as mudanças que ocorrerão no futuro. Isso é motivar, adotando critérios de informações sobre as diversas profissões.

Justificativa
Mas será que os jovens de hoje não sonham nem se preocupam com seu futuro? Mesmo parecendo que eles não estão nem aí, muitos se preocupam e estão inseguros. Eles estão sendo atropelados pela necessidade de escolher: um curso universitário que vai torná-los profissionais habilitados ou sem efeito, trabalho para sobreviver, ajudar suas famílias e se realizar.
Sendo assim, através do Projeto Profissões, os estudantes da 3ª série “A” da EEM Padre Luís Filgueiras passarão a conhecer o perfil de alguns cursos acadêmicos e as diversas profissões. Atentando ainda de como essas profissões podem contribuir na sociedade, favorecendo a construção da sua identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida, além de contribuir para uma escolha mais consciente de carreira futura.

Objetivo
Proporcionar aos estudantes o conhecimento das diversas profissões, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.

Metodologia
Durante às aulas de Formação Cidadã que acontecem na terça-feira das 08:30h às 09:20h o palestrante convidado ministra uma palestra. A referida palestra irá abordar o perfil do curso de formação do convidado bem como a relação de sua escolha da graduação e de sua experiência como profissional da área.  Os estudantes podem fazer interferência durante a fala do palestrante convidado, podendo buscar maiores esclarecimentos sobre o assunto abordado.

Agendamento das Palestras
Palestrante
Formação
Data
Horário
Status
Drª Ana Karinne Marques
Direito
03/05/16
08:30h às 09:20h
@
Profº José Soares (Mano)
História
12/05/16
07:40h às 08:30h
@
Profª Drª Laudeci Martins
Economia
17/05/16
08:30h às 09:20h
@
Profª Luciana França
Letras
24/05/16
08:30h às 09:20h
@

Referência Bibliográfica
CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI. Abertura do Projeto Profissões 2015.  Acesso em 08 de maio de 2016. Disponível em: http://www.davincivix.com.br/index.php/abertura-do-projeto-profissoes-2015/

COLÉGIO SÃO LUCAS. Projeto Profissões 2014. Acesso em 08 de maio de 2016. Disponível em: http://www.csjt.com.br/destaques/profissoes_planejamento.pdf

DANTAS, José Renato Lima e MARQUES, Maria Mônica. O futuro e a profissão. Acesso em 08 de maio de 2016. Disponível em:

0 comentários:

Postar um comentário