E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Projeto Profissões – Palestra com o Professor José Soares (Mano)

Na manhã desta quinta-feira (12/05) os alunos do 3º A do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer e saber mais informações acerca do Curso de História. Foi a vez de nosso Palestrante, o Professor José Soares (Mano), dividir conosco sua história estudantil até ingressar na faculdade. O mesmo ainda destacou o perfil do Curso do História e da formação oriunda do mesmo. Essa é uma ação que está sendo desenvolvida nas aulas de Formação Cidadã do Projeto Professor Diretor de Turma.
Perfil do Curso de História via Universidade Regional do Cariri (URCA)
PERFIL
O Curso de História da Universidade Regional do Cariri propõe que o profissional por ele formado seja dotado de espírito crítico capaz de perceber e desenvolver em suas tarefas aquilo que faz a especificidade da História como disciplina: sua historicidade; a necessidade de trabalhar associando teoria, método e manejo de dados empíricos e a captação do tempo social, do espaço social e dos agentes sociais no tocante aos diferentes períodos e sociedades. Será, portanto, um profissional que problematiza o conhecimento que lhe é apresentado e que se propõe (re)construí-lo, salientando as controvérsias que se apresentam a cada passo na elaboração desse conhecimento.
Compreende-se que no campo prático de sua atuação, o professor/historiador deverá estar apto para distinguir o objeto da História das demais Ciências Humanas, identificando as diferentes concepções teórico-metodológicas da História que orientam o fazer historiográfico. Ao mesmo tempo, relacionará essas concepções com a ampla diversidade de técnicas de tratamento das fontes históricas: orais, iconográficas, cartoriais, hemerográficas, fílmicas, etc.
O Curso de História da URCA pretende formar o Professor-Historiador, pois entende a produção do conhecimento em sala de aula como dimensões indissociáveis do fazer histórico. Assim, a estruturação do curso e suas disciplinas pretendem romper com a sacralização de conteúdos como um dado, como algo acabado, pronto, no qual o aluno tem como fim último a sua mera reprodução. Isso implica a necessidade de se trabalhar com fontes primárias, destacar os aspectos teórico-metodológicos, as polêmicas, as dificuldades e divergências na construção do conhecimento histórico. Importa-nos formar um profissional que seja capaz de perceber e mostrar a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e de se reconhecer como sujeito do próprio conhecimento.
O Curso ciente de ser partícipe de uma universidade pública, propõe formar um profissional comprometido com a publicidade e a pluralidade do conhecimento, um profissional dotado de espírito crítico, capaz de estabelecer métodos de estudo e de pesquisa, associar teoria à prática e, ainda, interagir com outras áreas do conhecimento, trabalhando com temas variados e épocas diversas, desenvolvendo as competências e habilidades inerentes ao profissional de História.

Duração: O curso tem duração de 8 (oito) semestres.

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