E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Alunos apresentam trabalhos científicos durante I Mostra de Química

Hoje (22) no período diurno aconteceram as apresentações feitas pelos alunos das turmas de 1º ano do Ensino Médio na I Mostra Científica de Química.
A iniciação científica é uma etapa muito importante na construção do saber. Todos os trabalhos apresentados foram coordenados pelas Professoras Vilmária e Cleiciane. As apresentações feitas pelos alunos são resultado de estudos com o material didático, pesquisas na internet e apropriação do uso dos ambientes de aprendizagem da escola, assim os mesmos deram vida aos trabalhos científicos.
As demais turmas juntamente com os professores assistiram aos trabalhos realizando visitas a cada sala onde as turmas estavam fazendo as apresentações.
Confira os trabalhos e as temáticas abordadas durante a I Mostra Científica de Química:
1º A
TEMA – Substâncias Químicas
Apresentações voltadas para:
- Laboratório de Química; separação magnética; substâncias puras, misturas e densidade.
1º B
TEMA – Introdução ao estudo da Química
Abordagem:
- Reações químicas; ressonância pendular; observação da química no dia a dia; experimentos e apresentação de um documentário sobre a Teoria Atômica.
1º C
TEMA – Radioatividade
Os alunos falaram sobre:
- Tipos de radiação; contaminação; coisas radioativas do dia a dia; fusão nuclear; energia nuclear; Biografia de Marie Curie e apresentação de um documentário sobre o acidente nuclear de Chernobyl.
1º D
TEMA – O Laboratório de Ciências como um ambiente pedagógico
Trabalhos apresentados sobre:
- Vidrarias; substâncias químicas; regras de funcionamento do Laboratório de Ciências; experiências; segurança no uso do laboratório.
1º E
TEMA – Lixo
Abordagem sobre:
- Coleta seletiva e reciclagem do lixo.
1º F
TEMA – Poluição
Apresentações sobre:
- A poluição da água do rio Cariús; os tipos de poluição: atmosférica e sonora; apresentação de uma dramatização sobre a poluição nas ruas.
1º G
TEMA – Importância da água
Foi falado sobre:
- A importância da água; racionamento; exibição de maquete ilustrado os trabalhos apresentados; estados físicos e reutilização da água; Documentário sobre acerca das etapas do tratamento da água.

E na Avaliação das apresentações das turmas eis a classificação:
Em 1º lugar 1º ano G;
Em 2º lugar 1º ano D;
Em 3º lugar 1º ano A.
Parabenizamos as professoras coordenadoras da Mostra pela iniciativa e a todos os alunos envolvidos nos trabalhos - pela dedicação, empenho e criatividade nesta primeira de muitas mostras que a escola poderá estar organizando.
“A Química no cotidiano – é uma ciência que está presente nos alimentos, organismos, objetos e até mesmo no desenvolvimento tecnológico que facilita o dia a dia do homem. Pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos.”

0 comentários:

Postar um comentário