E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

sábado, 17 de dezembro de 2016

Aluno da escola Padre Luís Filgueiras é medalhista no Ceará Científico

Na quinta-feira (15) os vencedores da Etapa Regional do I Ceará Científico foram encaminhados para a fase Estadual em Fortaleza. O evento aconteceu no Centro de Formação Olímpica – CFO e as apresentações dos projetos aconteceram durante os dias 16 e 17. O evento também contou com atividades de Competições de Jogos Eletrônicos e de tabuleiros – Arena Games e o Observatório de Astronomia. A Solenidade de Premiação ocorreu hoje (17) a partir das 19:00h e na ocasião os projetos vencedores receberam credencias para participarem de outros eventos a nível nacional.

Vamos a boa notícia! O aluno Jacson Alves da Silva do 1ºA sob a orientação da Professora Cleiciane Diniz obteve o 3º lugar na categoria Robótica Educacional concorrendo com 23 projetos! Os mesmos apresentaram o Projeto Dispositivo para abertura de trancas de portas acionado por chamada telefônica .

Da fusão da X Feira Estadual de Ciências e a VI Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino nasceu o Ceará Científico, desenvolvido pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), com a proposta de incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos e artístico-culturais, no âmbito das escolas, possibilitando momentos de socialização das múltiplas expressões das juventudes. A iniciativa conta com a parceria da Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).
O Ceará Científico é constituído de três etapas: Escolar, em cada unidade de ensino; Regional, nos municípios que sediam as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes); e Estadual, esta última fase reúne os finalistas da fase anterior, em Fortaleza. No mês de novembro, a rede estadual vivencou a Etapa Regional, que envolve as 20 Credes, localizadas no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

A fase Estadual acontece em dezembro e reúne os projetos finalistas das escolas que percorreram todo esse itinerário. Os trabalhos premiados recebem credenciamentos para participar de eventos científicos e culturais no Brasil e no mundo.

Sobre o Ceará Científico
Com a união dos projetos, o Ceará Científico passa a ter as seguintes categorias: I. Linguagens; II. Ciências da Natureza; III. Ciências Humanas; IV. Matemática e suas Aplicações; V. Robótica Educacional; VI. Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental; VII. Educação Ambiental Científica e VIII. Educação Ambiental Artística-cultural.
Nos últimos anos, é possível verificar que os estudantes da rede estadual participam e conseguem destaque nos maiores eventos nacionais e internacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) e a  Intel-ISEF e a Genius International High School Project Competitions, nos Estados Unidos.

Fonte: SEDUC CE

0 comentários:

Postar um comentário