E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 6 de junho de 2016

O Uso do Computador na Aprendizagem do Conhecimento

As velozes transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos e novas dimensões à tarefa de ensinar e aprender. É preciso que se esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo. (KENSKI, 2002)

Apesar de a Informática ter surgido com o objetivo de ajudar o comércio e a indústria a gerarem megacálculos, neste cenário, o computador não representava uma tecnologia educacional, pois era utilizado para atividades sem qualquer relação com ensino e aprendizagem.

A cada dia, porém, os computadores vêm evoluindo e adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e na área educacional. Sua utilização é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre as pessoas.

A internet vem diminuindo a geografia, aproximando culturas e mexendo nas identidades de cada lugar. Hoje, ela contribui de forma avassaladora na comunicação entre estudantes de várias cidades e países diferentes, ampliando neles a possibilidade de expansão e produção de conhecimentos para além da escola.

O uso da internet na área de educação vem mexendo no dia a dia das escolas que, por conta da velocidade e do fluxo de informações disponíveis, ampliam e se reciclam em tempo real. Alertemos, no entanto, para a necessidade de um guia dentro do mundo virtual, e aí está a escola que exerce papel fundamental nesse diálogo entre estudante e mundo virtual, fazendo com que pesquisas, em especial, tenham objetivos alcançados.

Muitas escolas do Brasil já possuem um Laboratório de Informática com acesso à intenet, softwares educacionais e programas básicos. Porém, não basta ter os recursos se não soubermos utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno.

A verdadeira integração desses Laboratórios de Informática (computador) na realidade da escola supõe uma nova organização escolar mais descentrada, um currículo mais flexível, a instauração de novos tempos escolares, menos rígidos e programados, mudanças no próprio espaço da sala de aula. E isto não acontece de um dia para o outro: requer tempo, ajudas específicas, incentivos, toda uma estrutura de apoio. (FREITAS, 2008, p. 176)

O computador é apenas uma ferramenta educacional, com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato dele estar executando uma tarefa. O computador sozinho não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores preparados e treinados para utilizar os recursos oferecidos por esse sistema tecnológico de forma significativa.

A utilização dos recursos da informática na sala de aula não pode ser visto como a principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de protagonistas desse cenário inovador, usando a criatividade, o raciocínio e atitudes ativas para oportunizar o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos, elementos fundamentais para a construção do conhecimento.

Para tanto, é fundamental que o professor se aproprie de novas formas e técnicas de ensino para o desenvolvimento de uma aprendizagem que ultrapasse as barreiras do conhecimento tácito e do senso comum e chegue ao nível da compreensão da relação existente entre as funções psicológicas dos humanos e seus processos de aprendizagens, pois um dos papéis essenciais exercidos pelo professor nessa direção é o de poder atuar como elemento de mediação entre o sujeito aprendiz e o objeto do conhecimento, tendo clareza de que os fatores sociais, culturais, históricos institucionais, são elementos que, além de influenciadores, são determinantes dos processos de aprendizagem. (FRIGOTTO et al, 2005)

Somente dessa forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida. Para mim, a relevância dessa tecnologia em nossa sociedade é a de manter as pessoas devidamente informadas, por meio de melhor comunicação. Nesse sentido, acredito que o uso do Laboratório de Informática na escola deve ser bem planejado.

Para Levy (2001), toda tecnologia inserida no contexto escolar traz em sua essência a necessidade do envolvimento de todos os agentes da escola, sendo os professores em primeiro plano, depois os estudantes e, por último, os agentes administrativos, a equipe pedagógica e a comunidade. Todos esses agentes necessitam se capacitarem para que haja uma perfeita interação no processo de ensino em que a aprendizagem venha a ocorrer de forma estimuladora e sob uma nova perspectiva.

Surge então o medo do desconhecido, mesmo porque muitos mitos foram criados com a entrada do computador na sala de aula. A máquina chegou a ser vista como o “monstro”, mas isso sem a devida compreensão de que hardware é o computador – palpável físico; que software é o programa que será usado para a utilização do computador e que por trás ou na frente dessas partes está o peopleware – a parte humana que comanda o conjunto. Sem as pessoas para operá-la a fabulosa máquina de nada adiantaria.

A inovação não está restrita ao uso da tecnologia, mas também à maneira como o professor vai se apropriar desses recursos para criar projetos metodológicos que superem a reprodução do conhecimento e levem à produção do conhecimento.

Os professores devem pesquisar softwares interessantes que estimulem a magia do aprender e enriqueçam a beleza do ensinar. A informática, na escola, deve ser vista como uma amiga do professor e nunca como rival que irá torná-lo obsoleto, já que ele está seguro do seu papel como educador e facilitador da aprendizagem.

O professor deve estar aberto para mudanças, principalmente em relação à sua nova postura: o de facilitador e coordenador do processo ensino-aprendizagem; ele precisa aprender a aprender, a lidar com as rápidas mudanças, ser dinâmico e flexível. O professor deve ter um novo olhar para essa nova maneira de aprender e de ensinar.

Silvia Silton
Graduada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza, com especialização em Telemática em Educação, faz parte da Equipe da Coordenadoria do Desenvolvimento Pedagógico da Escola – CODEA na Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

22 comentários:

  1. O ato de ensinar torna-se cada vez mais desafiador, visto que, constantemente, lidamos com um alunado mais informatizado do que em qualquer outra época. Os tempos são outros, os alunos e seus anseios também são outros e a escola não pode, por conseguinte, ser a mesma! O leque de possibilidades oferecidos pela informática
    e seus recursos podem (e devem) auxiliar nessa mudança e, assim, dinamizar e melhorar as práticas educatvas.

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  2. Pensar hoje uma escola que desenvolva um processo de ensino com aprendizagem significativa e aulas dinâmicas faz-se fundamental agregar as ações propostas o uso de ferramentas tecnológicas.Segundo o texto "O professor deve ter um novo olhar para essa nova maneira de aprender e de ensinar."

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  3. Realmente é imprescindível que o professor esteja em conexão com as inovações tecnológicas para que assim ele consiga dinamizar e interagir tanto com o mundo que o cerca e de que ele faz parte como através dessa postura ele estar aberto e em consonãncia com o educando, que melhor que ele já está devidamente inserido neste mundo informatizado e tecnológico. Naturalmente que o professor não se tornará obsoleto nesse processo, desde que ele se inclua nesse processo permanente e inovador de mudanças e transformmações diante de um mundo globalizado e de um aluno(sujeito) primeiro do processo ensino-aprendizagem.

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  4. Lidar com as mudanças que ocorrem no campo da tecnologia é importante para todos aqueles que estão inseridos no ambiente escolar. Andar junto com a aprendizagem dos nossos alunos é despertar para uma mudança de postura no que diz respeito a nova maneira de aprender e ensinar.

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  5. Achei o texto muito interessante. A leitura do mesmo, contribuiu de forma significativa sobre adequar-se aos meios tecnológicos e principalmente com lidar com as novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem.

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  6. Somos conhecedores da realidade em relação o uso da internet na área da educação na maioria das escolas.Muitas escolas dispõem de laboratórios equipados,os professores,na grande maioria,sabem da necessidade da utilização dos recursos da informática na sala de aula,mas alguns acabam não fazendo isso de forma correta, dinâmica, proveitosa e segura pelo simples fato de não saber realmente qual é o seu papel diante da realidade que atua.O texto lido veio fornecer informações importantes diante da nossa postura mediante o uso das mídias.

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  7. Os ambientes de aprendizagem contribuem com a prática pedagógica do professor, estimulando o interesse e aprendizado dos alunos.
    Já utilizei softwares educacionais, são realmente atrativos e o aprendizado se torna mais dinâmico e agradável.

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  8. O "novo mundo" do ensinar: a utilização das tecnologias nas salas de aulas,no dia a dia do aluno e do professor, tornará mais interessante, dinâmico e prazeroso o ensino apendizagem.

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  9. A temática do texto é bastante pertinente para a nossa realidade. Enquanto educadores devemos buscar a cada dia aperfeiçoamentos. Nesse sentido, as tecnologias são instrumentos essenciais para o enriquecimento do nosso aprendizado bem como dos nossos alunos.

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  11. Fazendo uma reflexão sobre o texto acima, observamos a necessidade da participação cada vez mais efetiva dos professores na utilização das tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Esse uso é cada vez mais pertinente já que o acesso as TICs está cada vez mais proporcionando um olhar atrativo e dinâmico na relação com os alunos.

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  12. É fundamental, em nosso dia-a-dia como educadores, desenvolver aulas dinâmicas e atividades que chamem atenção para melhorar o ensino aprendizagem. A tecnologia vem como auxiliadora da nossa prática, trazendo um leque de informações que melhoram o nosso desempenho em sala. Estamos começando a avançar nessa tecnologia, entretanto, ainda falta um pouco para conseguirmos crescer de forma efetiva.

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  13. O uso das tecnologias no processo da aprendizagem se faz necessário, e nós professores precisamos mesmo está nos apropriando das técnicas que vão surgindo com o objetivo de tornar a nossa prática de ensino mais dinâmica e o conteúdo mais atrativo.

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  14. O interesse do educador pelo uso das tecnologias é determinante para potencializar a assimilação de um volume maior de informações, e lidar com um público cada vez mais informado. Tamabém passa a ter um mínimo de dificuldades em lidar com ferramentas de grande sofisticação em nosso tempo e outras que possam surgir. A escola física pode permandecer congelada no tempo, mas nós jamais...

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  15. Os meios de comunicação e, as novas tecnologias são frutos do processo de globalização. em que através desse processo as fronteiras tornam-se invisíveis, os espaços mais distantes se tornam próximos, as cultura se unificam. Mas, parece que a cada avanço tecnológico e dos meios de comunicação em vez de nos aproximarmos dos alunos, facilitarmos o processo de ensino-aprendizagem, o que ocorre é um distanciamento ainda maior e, o processo de ensino-aprendizagem se torna ainda mais complexo.

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  16. No mundo atual, conectado em redes geográficas, faz-se necessário o uso das tecnologias da informática em sala de aula para facilitar o trabalho do professor, tornando-as aliadas e não um obstáculo.Também vale salientar que o homem desenvolve tecnologias, não para substituir, mas para facilitar e dinamizar o seu trabalho.

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  17. A utilização dos recursos da informática na sala de aula não podem ser vistos como a principal figura educacional, mas como uma ferramenta que possibilita, alunos e professores, a desenvolverem mecanismos inovadores, usando a criticidade, para a construção do pensamento, despertando o interesse e a curiosidade, que são elementos fundamentais para a construção do conhecimento.

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  18. Num mundo dinâmico - tanto em sua estrutura como em sua função- é válido concordar que, o homem está cada vez mais conectado a uma rede- mesmo desigual-, mas que o coloca frente a desafios. Este ultimo ponto deve ser incorporado ao mundo do ensinar e aprender cientificamente embasado na sabedoria e práticas cotidianas do alunado. Quero destacar, que nada mais justo que criar possibilidades (respeitando a ideia do texto) das vivências internas e extra escolares para propor novas formas de se apropriar o conhecimento escolar. Em caráter conjunto, faz-se necessário a postura do professor mediando esses caminhos pelas redes (in)visíveis e a incorporação de saberes neste latente meio-técnico-científico e informacional; como bem nos lembra o professor Milton Santos. Em tese, amplio mina reflexão instigando: Vivemos num dinamismo cada vez mais violento e perverso em suas informações, porém como inverter essas imagens sem perder o atrativo do mundo computacional?

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  19. As tecnologias da informação é uma realidade que atinge cada vez mais pessoas, mesmo estando tão presente em todos meios sociais inclusive na escola, continua um sendo grande desafio dentro da mesma, que ainda está buscando meios para se adequar a essa nova realidade. Uma das grandes vantagens dessa nova realidade é que agora a mídia esta democratizada todos tem acesso a publicar suas coisas e ter acesso a informação de maneira mais igualitária.

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  20. Esse debate a partir das discussões entre professores e profissionais da educação(neste caso extrapolado nos limites de sala de aula, encontro de áreas e reuniões pedagógicas), momento prático bem como a leitura do texto proposto pelo referido blog escolar, deixa claro uma nova forma de trabalho. Este em sua essencia seria uma extenção ou para alguns; uma criação de trabalhos em equipe compartilhado. neste sentido, essas informações oralizadas são suscetiveis a um debate, diálogo em rede. é um novo olhar sobre o trabalho coletivo partindo do contato e interação humana para o mundo das redes virtuais. Essa empiria serve tanto como registro de trabalho como viés para futuros e interessantes debates sobre a abordagem aqui discutida. Novas ideias para novos caminhos, assim segue-se a educação!

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  21. O mundo tecnológico caminha numa intensa rapidez provocando, com isso, a necessidade de, cada vez mais, estarmos atentos as mudança por ele propostas. Em todos os setores da vida, por mais simples ou complexos que sejam a presença da tecnologia ali está marcando sua presença e, consequentemente nos cobrando conhecimestos relacionados para que possamos caminharem sintonia com com as mudanças qu ocorrem. Assim sendo, a inclusão do uso das tecnológia em sala de aula é uma estratégia de fundamental importância para tornar mais interassante as os trabalhos dos os conteudos escolares. Precisa-se alguns passos para alcançarmos a maturidade da clientela, no sentido de desviar o objetivo do uso da tecnologia en sala de aula, porém sabemos ser possível esta conquista, pois tudo é uma questão de tempo para a adaptação ao novo. Sejamos perseverantes no sentido de que o nosso desejo precisa ser transformado em vontade e nossa vontade é o caminho mais cert para chegarmos a realização.

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  22. A chamada Sociedade da Informação trás para todos um mundo sem fronteiras ou melhor dizendo de fronteiras digitais.
    Se pensarmos no computador como ferramenta educacional veremos que este processo é recente, visto não ser esta sua função a princípio.
    Porém, no decorrer dos anos sua eficiência nos convida ao debate de como estar dando uma dinâmica e utilizando este recurso como aporte à construção do conhecimento.
    Se pararmos para analisar, literalmente, a Internet nos possibilitou viajar através de todas as culturas sem sair de casa, da sala de aula ou do trabalho.
    Hoje, ela é uma porta para um mundo que se abre com um pequeno clique em sites de buscas onde podemos nos deparar com a informação de maneira quase que instantânea.
    O que precisamos é ter FOCO no que buscamos no sentido de assegurar que a informação seja um elemento a nosso favor. Não se prender apenas as redes sociais buscando só relacionamentos (bate-papo/amizade/namoro).
    De acordo como o texto, “Professores e alunos devem assumir o papel de protagonistas desse cenário inovador, usando a criatividade, o raciocínio e atitudes ativas para oportunizar o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos, elementos fundamentais para a construção do conhecimento.”
    O computador não veio para substituir o professor mais para ser uma ferramenta na cooperação e aprimoramento do ensino e aprendizagem.
    “(...) hardware é o computador – palpável físico; software é o programa que será usado para a utilização do computador e que por trás ou na frente dessas partes está o peopleware – a parte humana que comanda o conjunto.” Ou seja, sem a pessoa que irá manusear o computador dando mobilidade na utilização do mesmo através dos softwares, a máquina por si só não realiza NADA. A dinâmica do que fazemos e realizamos é conduzida por nós... FOCO!

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