E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Prepare seus alunos para a importância da leitura nas questões objetivas do ENEM

Costumamos pensar que as questões objetivas, mais rápidas de serem respondidas, também exigem menor concentração. Esse é o maior erro dos estudantes que prestam o ENEM, que leem superficialmente as perguntas de múltipla escolha e passam direto para as opções de resposta que são dadas. Ter cuidado durante o enunciado, porém, é o que garante que o jovem não seja enganado por pegadinhas ou confunda o que é pedido na questão.

Veja algumas dicas de como você pode ajudar os alunos a não cometerem esse erro e a estarem preparados para a leitura correta da prova.
Explore o sentido das palavras
Uma das características recorrentes do ENEM é usar tanto o sentido real quanto o figurado das palavras, o que pode confundir a leitura de quem não está acostumado ao uso de metáforas ou metonímias ao longo da narrativa. Leve à sua aula exemplos de vários estilos, tanto jornalísticos quanto literários, e revise os recursos de linguagem que podem ser utilizados em um texto.

Chame atenção aos detalhes
Alguns recursos gramaticais podem mudar completamente o sentido de um texto. Pontuação, conjunções adversativas e orações subordinadas são apenas alguns exemplos que podem confundir o leitor mais desatento. Para evitar essas situações, alie em seu programa tanto revisões gramaticais quanto de interpretação de texto, intercalando as duas abordagens.

Sugira recursos para reforçar a atenção durante a leitura
Com enunciados bastante extensos, é comum que alguma informação se perca durante a leitura das questões do ENEM. Para que no final da leitura os pontos importantes ainda estejam na memória, você pode ensinar ao aluno algumas técnicas de facilitação, como, por exemplo, grifar as palavras importantes ou até mesmo desenhar esquemas que mostrem o raciocínio abordado. Deixar as anotações marcadas à lápis ajuda também na hora de revisar a prova em uma segunda leitura.

Trabalhe exercícios de vocabulário
Não saber o significado de uma palavra pode comprometer todo o restante da leitura. Por isso, traga para a sala de aula exercícios que provoquem o aprendizado de novas palavras e termos, além de sinônimos e antônimos.

Exemplifique com assuntos atuais
Além de exigir bastante interpretação de texto, o ENEM é escrito com base em atualidades e assuntos que estão em pauta naquele ano. Se o jovem já leu sobre o tema, terá muito mais facilidade de compreensão. Por isso, compartilhe, nem que seja para leitura em casa, notícias ou matérias que têm impactado o cotidiano do país e do mundo.

Pratique o máximo possível           
Os maiores aliados na hora de estudar para o ENEM são os exercícios. Só com a prática os estudantes poderão conhecer o estilo da prova e se preparar para resolvê-la com segurança. A realização de simulados no formato ENEM é crucial para essa preparação. Além de propor esses simulados na própria instituição, disponibilize outras fontes de exercícios e atividades para que cada um possa fazer em seu próprio ritmo, em casa ou em qualquer outro lugar. Acompanhe os resultados e veja os erros mais recorrentes para propor planos de ação, como aulas de revisão.

FONTE:AppProva

0 comentários:

Postar um comentário