E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 13 de junho de 2016

PROJETO DE LEITURA EM SALA DE AULA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

O Projeto Leitura em Sala de Aula tem como objetivo, despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, promovendo o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas e possibilitando o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
O projeto está sendo desenvolvido em todas as turmas de 1º ano.

O plano de ação está distribuído nas seguintes etapas
- Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões;
- Escolha do livro que será lido;
- Criar estratégias de leitura para melhor incentivar o interesse pelo momento;
- Elaborar calendário das aulas que serão destinadas a leitura do livro;
- Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções com o tema do livro escolhido;
- Nas aulas de Artes os alunos poderão elaborar ilustrações sobre o livro (charge);
- Culminância para apresentação dos trabalhos realizados sobre o livro.

Como recursos humanos, disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, docentes, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Tendo como recurso material, o Livro Carvão de Flávio Morais.

O Projeto de Leitura iniciou-se este mês e finalizará no mês de dezembro de 2016, sendo duas aulas (uma aula de Língua Portuguesa e uma de Formação Cidadã), de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos.
O Projeto Leitura em Sala de Aula é uma parceria dos professores da disciplina de Língua Portuguesa, dos Professores Diretores de Turma das turmas de 1º ano e da Coordenação Pedagógica.

REFERÊNCIAS
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

0 comentários:

Postar um comentário