Este relatório é resultado da enquete aplicada com os
alunos matriculados na componente curricular TICs que tem público inicial
formado por alunos das turmas da 1ª série do Ensino Médio.
"O jovem internauta
brasileiro é essencialmente focado nas atividades de comunicação e
entretenimento na internet. Apesar dessa concentração de uso, a rede é
entendida como elemento intrínseco do cotidiano. Para eles, estar conectado não
é algo que se sobrepõe à existência, mas sim uma ação que a constitui e
estrutura."
82,6% dos
alunos afirmam
que costumam utilizar a Internet.
72,7% acessam a Internet através do aparelho celular.
Quanto ao local onde utilizam a Internet com mais
frequência temos dois percentuais bem significativos: 47,8% usam a Internet em casa e 30,4% na escola.
Das atividades que realizam com maior frequência
quando conectados à internet: 43,5% acessam
ao menos uma de sua(s)conta(s) em redes sociais (Ex: Facebook, Twitter, Linked
In etc.)
78,3% usam ou já usaram a internet para se
preparar/capacitar para o mercado de trabalho.
47,8% concordam que é mais fácil fazer trabalhos escolares consultando a Internet.
Sobre o uso da Internet consideram:
43,5% que o
uso da Internet contribui para aproximar as pessoas; e 30,4% que a internet
mudou o hábito de buscar informações.
Das redes sociais mais utilizadas, 52,2% usam o Facebook.
82,6% não tem computador/notebook em casa.
100% dos alunos entrevistados consideram que as aulas
de TICs estão auxiliando em sua aprendizagem no uso da Internet e manuseio do
computador.
“Conectar computadores é um trabalho.
Conectar pessoas é uma arte.”