E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

sábado, 15 de outubro de 2016

Ser ou não ser Professor

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais. Rubem Alves

Qual profissional é considerado a base do desenvolvimento de um país, alicerce de todas as profissões e o sustentáculo do que é mais lúcido e inteligente entre nós e que sem ele nem conheceríamos o significado do que somos?

Certamente você deve ter respondido que é o professor; e esses questionamentos tiveram na verdade o intuito de destacar a importância que esse profissional tem para a construção da cidadania de um país e, ao mesmo tempo, provocar uma reflexão quanto aos desafios que ele enfrenta numa sociedade tão complexa e desigual.

Quem tem acompanhado as mudanças no mundo sabe que elas não cessam de acontecer e muitas novidades surgem diariamente. O que ontem acreditávamos como sendo verdadeiro, já não mais defendemos hoje. Certeza mesmo só a própria incerteza.

Essas mudanças estão cada vez mais rápidas devido, sem dúvida, à revolução da tecnologia experimentada na atual sociedade, principalmente, na área das comunicações e da informação, exigindo que cada um de nós tenha que ser um cidadão atualizado, rompendo muitas vezes com formas de ler o mundo, aprendidas nos bancos escolares.

Tudo isso tem um profundo impacto sobre o professor e sua forma de ensino, já que cria uma demanda de um novo perfil profissional que venha a atender às novas exigências de uma relação indivíduo – profissão – sociedade.

E como fica o professor para atender a todas essas inovações sociais, uma vez que é o profissional responsável pela construção da base do desenvolvimento de uma nação e também o alicerce das demais profissões?

Além de atender a todas essas exigências sociais é imprescindível que o professor também esteja muito comprometido com o desenvolvimento humano e não somente com o repasse de conteúdos. A educação é uma ferramenta de libertação.

Essa é uma missão bastante desafiadora, já que dela dependerá a eficiência dos demais profissionais que obrigatoriamente passam pelas mãos mágicas de um professor, construtor de uma cidadania crítica, pois um povo educado é um povo que sabe respeitar o seu semelhante com ética e moral em uma cidadania digna de um país livre.

Então, ser professor é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, numa sociedade em constante mudança, um missionário no desenvolvimento da consciência humana e social. Ser comprometido com as pessoas e não apenas com o repasse teórico do conteúdo curricular, mas acima de tudo com o bom uso desses conteúdos, a fim de contribuir para a evolução da consciência do ser humano na sua complexidade.

Entendemos também que a tarefa do professor é nobre e gratificante, mas exige um esforço e um empenho constante. Sem o professor seria impossível conceber a sociedade em contínua evolução cultural e científica.

Todos os profissionais dependem do desempenho do professor para colocar em prática com competência e habilidade tudo que com os mestres aprenderam.

Diante de todas essas afirmações, a profissão docente abrange tantas singularidades que fica quase impossível citar todas elas, entretanto, essas reflexões têm o objetivo maior de chamar a atenção de todos os profissionais, para destacar a importância que um professor exerce numa nação e, assim, valorizar sua preciosa e imprescindível contribuição.

A atuação de verdadeiros educadores representa a prevenção social tão desejada, contra profissionais inconscientes de suas funções na construção de uma sociedade mais justa e melhor.

Acreditamos que não há dinheiro que pague a recompensa de “ser um idealizador de sonhos e um transformador de realidades”, como bem foi dito por Paulo Freire, o maior exemplo de professor que o nosso país já viu. E você também acredita nisso?

Yêdda Freire
Pedagoga e Especialista em Leitura e Formação do Leitor. Coordenadora Estadual da Educação Infantil no Programa PAIC/SEDUC e Orientadora de estudos no PNAIC-Programa de Formação do Professor Alfabetizador/MEC.

0 comentários:

Postar um comentário