E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Profª Jardeanny Alencar é aprovada na seleção de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Parabenizamos a Profª Jardeanny por sua aprovação na seleção de Mestrado Profissional em Ensino de Física.

SOBRE O PROGRAMA
O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

O MNPEF vem em muito contribuir para ensino de física da Região do Cariri, pois a situação da formação de nossos professores é preocupante, visto que em 2007 apenas 7% dos professores eram licenciados ou bacharéis em física [Caderno de Ciência e Cultura (URCA). v. 3, p. 1-8, 2009.].

A implantação do Curso de Licenciatura em Física na URCA em 2007 começa a mudar esta realidade. E quando nos referimos a professores de física que tenham alguma pós-graduação na área de ensino de física ou ensino de ciência, constata-se que estes praticamente não existem. A Especialização em Ensino de Física (gratuita), iniciada em abril de 2012 pelo Departamento de Física, começa a amenizar essa situação na região Cariri.

Temos hoje uma nova etapa se iniciando, quando o Departamento de Física da URCA foi escolhido para sediar um dos Polos do Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física da SBF. Este mestrado funcionará no Campus do Crajubar da URCA na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Temos ainda compondo este Polo do MNPEF, o IFCE (Instituto Federal Tecnológico do Ceará) e a UFCA (Universidade Federal do Cariri), as quais cumprem junto com a URCA o papel de disseminar o ensino superior público gratuito na Região do Cariri.

0 comentários:

Postar um comentário