Todo ano, a perspectiva de
escrever uma redação para o ENEM aterroriza alunos concluindo o Ensino Médio.
Os estudantes sabem que, para atingir uma boa nota no Exame, o texto precisa
seguir uma série de parâmetros: domínio da norma culta da língua portuguesa,
compreensão do tema, organização de ideias, capacidade de argumentação e
proposta de soluções para as questões propostas.
Para ser capaz de produzir uma
redação de sucesso, um aluno precisa de treinamento sólido ao longo de toda
sua trajetória acadêmica, que abranja diversos gêneros textuais. Lembre-se de
que o bom texto não escolhe o escritor – ou seja, escrever bem é uma tarefa que
pode ser desenvolvida por todos, desde que sejamos adequadamente treinados
para isto.
Por isso, sugerimos quatro dicas para que você,
educador, consiga manter seus alunos mais envolvidos e focados em sala de aula,
possibilitando o melhor aproveitamento na produção de redações e,
consequentemente, obtendo melhor desempenho na prova
dissertativa-argumentativa do Enem. Fique atento e mãos à obra!
Nem toda redação é para o ENEM
Quando o aluno mantém fixa a
ideia de que a redação é um tipo de avaliação, e, por isso, não se deve fugir
de regras para sua boa execução, o ato de escrever se torna um foco de
ansiedade. Assim, ele acaba se distanciando dos objetivos
principais: transmitir uma opinião própria (que já está ali mesmo, dentro
da cabeça dele) e argumentar a favor dessa opinião.
Procure transmitir a importância
de selecionar ideias e argumentar em contextos reais – uma coluna opinativa de
revista, um e-mail de reclamação ou até mesmo um post no Facebook
sobre uma pauta atual. Utilize diferentes exercícios que estimulem a escrita,
assim, à medida em que o aluno for perdendo a insegurança, essa atividade se
tornará muito mais simples, prazerosa e agradável.
Incentive a leitura – desde sempre!
Fazer com que o aluno se mantenha
informado sobre os fatos da atualidade afeta vários fatores
imprescindíveis na escrita de uma redação consistente. Incentivar a leitura
amplia o conhecimento do vocabulário e das regras gramaticais, além de trazer
conhecimento sobre temas variados, o que é importante para que o aluno trabalhe
e formule seus pontos de vista – afinal, ele não será informado de antemão
sobre o tema da redação do ENEM.
Essa é, talvez, a habilidade que
deve ser desenvolvida por maior tempo na vida estudantil. A leitura deve ser
incentivada desde sempre. Por mais que se esforce, um aluno do segundo ano
do ensino médio, por exemplo, que nunca teve o costume da leitura, terá sempre
maior dificuldade e menor desempenho do que aquele que sempre teve o hábito de
ler, desde o início da alfabetização, e contato com livros e materiais de
leitura desde a infância.
Praticar, praticar e praticar
Ao escrever com frequência, o
aluno começa a perceber intuitivamente quanto tempo leva para organizar seus
argumentos, qual o tamanho estimado de cada parágrafo, como estruturar sua redação
da introdução à conclusão. Pratica o uso de conectivos que relacionem uma ideia
à anterior e a pontuação ideal para dar a ênfase que deseja.
Por isso, aproveite cada correção
para contribuir construtivamente para a escrita de seus alunos. Uma nota não é
suficiente se não for acompanhada de dicas, sugestões e alternativas que possam
ser colocadas em uso na próxima redação. Indique exatamente em que ele precisa
melhorar e ofereça caminhos para fazê-lo.
A discussão gera bons argumentos
Criar discussões com base em
temas relevantes, pertencentes à realidade da turma, e permitir que os
alunos interajam é uma boa maneira de fazer com que eles
compartilhem experiências e dúvidas que poderiam surgir durante a
realização do exame, onde clareza, objetividade e bom fluxo das ideias é
fundamental. Além de contribuir para que ampliem seus conhecimentos, formulem
argumentos e cheguem a novas conclusões.
FONTE: InfoGeekie