O Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, foi implantado como forma de
realizar um diagnóstico para o ensino médio nacional. Em 2009, foi reformulado
para auxiliar no ingresso em universidades públicas e privadas. Nessa
conjuntura, a participação em tal prova faz-se essencial como fator de inclusão
social e inserção no mercado de trabalho.
Os programas sociais, integrados ao Enem, e a sua universalização
contribuem para o detrimento da diferenciação de classes. Frente a séculos de
escravismo e períodos de isolamento das pessoas menos abastadas do
desenvolvimento econômico, a Lei de Cotas, associada ao Sisu e Prouni, consiste
em um avanço diante da elitização que existia nos cursos superiores.
Hoje, o estudante, independente do seu poder aquisitivo, pode adentrar
em qualquer faculdade do país e, até mesmo, na Universidade de Coimbra em
Portugal, pois o sistema de aprovação reserva uma parcela das vagas para quem
apresenta determinado perfil socioeconômico. Ademais, os processos de admissão
em instituições privadas forçam o aluno a deslocar-se para outros locais, o que
exige despesas com passagens, estadias e alimentação. Porém, nem todos possuem
condições favoráveis para tais gastos. Com o Enem, o exame pode ser aplicado no
município do participante. Assim, é perceptível sua contribuição para a
isonomia de oportunidades.
Além disso, a possibilidade de acesso a um emprego formal é
potencializada. Diante de recessões, desempregos estruturais e precarização das
relações trabalhistas, é necessário ao indivíduo a procura por especializações.
O Enem é um tipo de seleção não só para os concludentes do 3º ano do ensino
médio, como também para quem já concluiu ou é formado em alguma carreira e
deseja mudar de profissão, sendo que é importante a persistência para o alcance
de uma vida constituída por projetos nos quais a pessoa identifica- se, visto a
existência de desmotivações e ausência de foco de alguns que não exercem ações
nas áreas que desejam. Com isso, é notória sua relevância para a qualidade do
bem-estar social da população.
Diante disso, o Enem tornou-se uma porta para várias outras, trazendo
oportunidades de acesso à educação e, como consequência, melhorias sociais.
Para a realização da prova, é importante compreender as principais
competências exigidas por cada área:
1.Ciências humanas e suas tecnologias
A prova solicita conhecimentos de História, Sociologia, Geografia e
Filosofia. As questões costumam abordar evolução da tecnologia, conflitos
territoriais, uso de recursos naturais, temas ligados à conquista de direitos
como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente, do Idoso, etc. Além de
serem contextualizadas com temas atuais.
2.Ciências da natureza e suas tecnologias
A prova solicita conhecimentos de Física, Química e Biologia. Os
assuntos são voltados para as fontes de energia, questões ambientais e
aplicabilidade de conceitos e conteúdos para interpretação de situações
cotidianas.
3.Linguagens, códigos e suas tecnologias
A prova solicita conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura,
Educação Física, Artes e Línguas Adicionais (Inglês ou Espanhol). A competência
exigida é, principalmente, interpretação de textos.
4.Matemática e suas tecnologias
A prova solicita conhecimentos de Matemática aplicados ao cotidiano. É
exigido domínio sobre o sistema internacional de medidas, grandezas, álgebra,
além de interpretação de gráficos e tabelas.
5.Redação
Exige 5 competências básicas: domínio da norma padrão; compreensão da proposta; seleção e organização das informações; demonstração de mecanismos necessários à argumentação e elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Exige 5 competências básicas: domínio da norma padrão; compreensão da proposta; seleção e organização das informações; demonstração de mecanismos necessários à argumentação e elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Alexia França
(ex-aluna da EEM Padre Luís Filgueiras – Graduanda em Medicina pela
UFCA)
ResponderExcluirManeiras de fazer alguém feliz
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Um abraço
Um passo em sua direção
Aproxime-se sem cerimônia
Dê um pouco de seu sentimento
Não conte o tempo de doar-se
Liberte um imenso sorriso
Olhe nos olhos
Respeite uma lágrima
Ouça uma história
Mande uma carta
Lembre-se de um caso
Converse sério ou fiado
Conte uma piada
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Ajude resolver um problema
Pergunte como vai?
E preste atenção!
Sugira um livro ou um filme
Diga de vez em quando desculpe,
Muito obrigada, não tem importância
Que se há de fazer
Dê um presente
Tente de uma maneira...
E não se espante se a pessoa mais feliz for você!
UM FELIZ DIA DO ABRAÇO!!!
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