E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Xadrez uma forma lúdica de melhorar a aprendizagem



O xadrez apesar de ser um jogo já bem antigo pode ser sem dúvida uma ótima ferramenta de apoio para um melhor desempenho das aprendizagens cognitivas, tendo em vista que proporciona exercício para o cérebro e influência sobre aspectos da mente, tais como inteligência, concentração, imaginação e memória .
Muitas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez constatam de forma bastante consistente a sua influência no desenvolvimento da cognição do cérebro, aumentando assim a capacidade de assimilação de informações de seus praticantes. Basta tomarmos como um exemplo, a Inglaterra, onde, depois de introduzido o ensino de xadrez no currículo de algumas escolas, o aprendizado subiu de nível.
Baseado nessa e outras experiências, no dia 10 de março de 2011 com o intuito de proporcionar aos alunos da E.E.F.M Padre Luis Filgueiras a oportunidade· de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas e melhorar o nível de aprendizagem , com a ajuda dos alunos monitores do laboratório de ciências Denis Fernandes Alves , Tainar Batista de Souza, Rosimeire Alves Gonçalves, Fª Erlania Rodrigues da Silva foi introduzido com sucesso as aulas de xadrez de inicio apenas nas turmas de primeiros Científicos onde conforme o decorrer das atividades será depois estendidas as demais series.
Os alunos ficaram bastante empolgados pode-se perceber pelo interesse deles em saber sobre quando aconteceria a próxima aula assim aproveitando de inicio essa motivação quase espontânea do aluno em relação ao xadrez visa-se com essas aulas, provocar ou facilitar a sua compreensão em outras disciplinas e, em uma segunda etapa, indo um pouco mais além do contexto esportivo criado pelos preceitos do jogo como modelo de estudos e de experiências, aplicar-se a todos os campos do conhecimento, sobretudo à matemática e as disciplinas de Ciências da Natureza.

Professora de matemática Lílian Santana

0 comentários:

Postar um comentário