A Música é um
excelente meio educativo (mental, social, psicológico e profissional) que tem
demonstrado cientificamente efeitos na formação das pessoas. Ela pode trazer
orientação social e profissional ao jovem, oferecer prazer estético ao adulto,
e promover valorização do idoso, além de estimular a auto-estima, a habilidade
de trabalho em equipe e a quebra de barreiras sociais.
Nosso projeto
tem funcionado como forma de atrativo para os discentes, fazendo com que os
mesmos permaneçam por mais tempo na escola, para que desta forma nós quanto
mediadores no processo de aprendizagem possamos trabalhar além dos conteúdos
disciplinares, atividades que proporcionem entretenimento aos alunos, onde por
meio de diálogos e atividades recreativas encontremos meios de direcioná-los a
uma aprendizagem mais descontraída e prazerosa.
Temos como
objetivo desenvolver as
habilidades musicais e instrumentais dos nossos alunos através da prática
musical, dando uma formação “pré-profissional” em instrumentos de sopro e
percussão, além de desenvolver suas habilidades intelectuais e de trabalho em
equipe promovendo a auto-estima dos mesmos.
As aulas colaboram para que jovens e crianças tenham acesso e
compreendam a música como algo significativo na vida de pessoas e grupos, uma
forma de interpretação do mundo e de expressão de valores, um espelho que
reflete sistemas e redes culturais e que, ao mesmo tempo, funciona como uma
janela para novas possibilidades de atuação na vida.
Atendemos entorno de 70 alunos do nosso efetivo escolar,
e participam voluntariamente 01 aluno da rede municipal de educação, 05 ex
alunos da nossa escola e que fortalecem cada vez mais nossa parceria com a
comunidade; através do nosso acervo instrumental que gira em torno de 32
instrumentos de percussão, 25 instrumentos de sopro, 03 violões e 01 teclado,
contamos ainda com um coral, que mesmo no início já é composto por 15 alunos,
atendemos duas turmas de 76 alunos, uma pela manhã e outra pela tarde, o que
tem mostrado mais uma vez que a escola está se tornando para os alunos um local
de encontro, e que os atrai para novas experiências de socialização humana e de
troca de conhecimentos.
O acompanhamento tem sido feito por um professor de
música, que orientado pelo conselho pedagógico da escola tem desempenhado um
papel de sensibilizar os estudantes para perceberem a música como uma
experiência que ultrapasse a fruição lúdica para ser apropriada como
instrumento de conhecimento e expressão; tendo ainda fundamental importância
para os participantes das aulas, pois são discutidos diversos assuntos, tanto
disciplinares quanto cotidianos dos mesmos, não ficando restrita apenas no
conhecimento musical.
Na maioria das aulas os resultados musicais são
evidentes. Os alunos estão adquirindo confiança e competência com os
instrumentos, estão trabalhando juntos e valorizando o fazer musical, obtendo
acesso e contribuindo para a conversação e consequentemente para uma formação
recíproca da turma atual e de tantas outras que virão. Temos também visto que o
rendimento dos participantes das aulas de música tem melhorado e feito com que
o aproveitamento tanto em sala quanto fora dela seja maior e melhor, vale
ressaltar que a inclusão desse contra turno para trabalharmos com os alunos
pôde fazer com que os mesmos permaneçam por mais tempo na escola como também
tem melhorado o seu rendimento escolar através de um aprendizado mútuo e continuo.
Professor: Marcos Ferreira