E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

terça-feira, 18 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA


A Música é um excelente meio educativo (mental, social, psicológico e profissional) que tem demonstrado cientificamente efeitos na formação das pessoas. Ela pode trazer orientação social e profissional ao jovem, oferecer prazer estético ao adulto, e promover valorização do idoso, além de estimular a auto-estima, a habilidade de trabalho em equipe e a quebra de barreiras sociais.

  Nosso projeto tem funcionado como forma de atrativo para os discentes, fazendo com que os mesmos permaneçam por mais tempo na escola, para que desta forma nós quanto mediadores no processo de aprendizagem possamos trabalhar além dos conteúdos disciplinares, atividades que proporcionem entretenimento aos alunos, onde por meio de diálogos e atividades recreativas encontremos meios de direcioná-los a uma aprendizagem mais descontraída e prazerosa.
  Temos como objetivo desenvolver as habilidades musicais e instrumentais dos nossos alunos através da prática musical, dando uma formação “pré-profissional” em instrumentos de sopro e percussão, além de desenvolver suas habilidades intelectuais e de trabalho em equipe promovendo a auto-estima dos mesmos.
  As aulas colaboram para que jovens e crianças tenham acesso e compreendam a música como algo significativo na vida de pessoas e grupos, uma forma de interpretação do mundo e de expressão de valores, um espelho que reflete sistemas e redes culturais e que, ao mesmo tempo, funciona como uma janela para novas possibilidades de atuação na vida.
             Atendemos entorno de 70 alunos do nosso efetivo escolar, e participam voluntariamente 01 aluno da rede municipal de educação, 05 ex alunos da nossa escola e que fortalecem cada vez mais nossa parceria com a comunidade; através do nosso acervo instrumental que gira em torno de 32 instrumentos de percussão, 25 instrumentos de sopro, 03 violões e 01 teclado, contamos ainda com um coral, que mesmo no início já é composto por 15 alunos, atendemos duas turmas de 76 alunos, uma pela manhã e outra pela tarde, o que tem mostrado mais uma vez que a escola está se tornando para os alunos um local de encontro, e que os atrai para novas experiências de socialização humana e de troca de conhecimentos.

             O acompanhamento tem sido feito por um professor de música, que orientado pelo conselho pedagógico da escola tem desempenhado um papel de sensibilizar os estudantes para perceberem a música como uma experiência que ultrapasse a fruição lúdica para ser apropriada como instrumento de conhecimento e expressão; tendo ainda fundamental importância para os participantes das aulas, pois são discutidos diversos assuntos, tanto disciplinares quanto cotidianos dos mesmos, não ficando restrita apenas no conhecimento musical.
              Na maioria das aulas os resultados musicais são evidentes. Os alunos estão adquirindo confiança e competência com os instrumentos, estão trabalhando juntos e valorizando o fazer musical, obtendo acesso e contribuindo para a conversação e consequentemente para uma formação recíproca da turma atual e de tantas outras que virão. Temos também visto que o rendimento dos participantes das aulas de música tem melhorado e feito com que o aproveitamento tanto em sala quanto fora dela seja maior e melhor, vale ressaltar que a inclusão desse contra turno para trabalharmos com os alunos pôde fazer com que os mesmos permaneçam por mais tempo na escola como também tem melhorado o seu rendimento escolar através de um aprendizado mútuo e continuo.
Professor: Marcos Ferreira

           

                



0 comentários:

Postar um comentário