E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mostra de Ciências, Cultura e Arte da EEFM PADRE LUÍS FILGUEIRAS: Construindo o conhecimento




Essa mostra é a culminância dos projetos e ações desenvolvidas na escola ao longo do ano. Sua importância se dá pelo fato de que há uma parceria entre alunos e professores, onde os alunos são protagonistas e apresentam seus respectivos projetos.
É um momento em que a comunidade em geral tem a oportunidade de visitar a escola e ver os projetos em prática, abrangendo assim, os seus conhecimentos.
A mostra acontecerá no dia 29 de Novembro de 2013, sendo aberta para visita em todos os horários.
Várias atividades serão realizadas nesse dia, dentre elas a escolha do garoto e da garota estudantil, a entrega dos DVDs às Personalidades do Mês entrevistadas pelos alunos participantes do projeto Rede de Blogs. Ainda teremos atividades relacionadas à disciplina de Educação Física com os Professores Romero e Joana. Acontecerá também a apresentação das danças elaboradas pelos alunos de acordo com o tema estudado na disciplina de Artes, com o Professor Paulo Leite. E, a Contação de Histórias que é um projeto da Professora de Língua Portuguesa,  Ana Maria.
Agora iremos falar resumidamente de alguns dos projetos que serão apresentados na mostra da escola Padre Luís Filgueiras.
           
O impacto das drogas na vida dos jovens
Professoras Responsáveis: Vilmária e Ana Luísa
O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos, buscando informá-los sobre os malefícios causados pelas drogas seja fisicamente, mentalmente ou socialmente. Foram desenvolvidas várias atividades tais como: palestras, trabalhos de pesquisa, debates, dinâmicas e apresentações utilizando recursos de mídias, além de uma demonstração artística.

A preservação e a valorização do patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe
Professores Responsáveis: Elisangela Oliveira, Edilson Brito e Meriane.
 Esse projeto surgiu da necessidade de conscientizar a população local da importância do nosso patrimônio fossilífero. Desde a pós-graduação da Professora de Geografia, Elisangela Oliveira, em Paleontologia e Geologia Histórica, tem despertado nela o interesse pelos fósseis da Bacia do Araripe, que apresentam grande valor científico. Se permanecerem aqui, os mesmos podem contribuir para o desenvolvimento econômico da Região do Cariri. O projeto conta com a participação dos alunos do 2º ano “A” especialmente do aluno Natanael Alex que coletou uma grande diversidade de fósseis em especial Biválvios (conchas) que também serviram para trabalhos que serão apresentados na Paleo NE 2013 que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro de 2013 em Fortaleza.

Os impactos ambientais mais presentes no município de Nova Olinda
Professor Responsável: Clodovanio Silva
Projeto criado pelo Professor Clodovanio, juntamente com os alunos do 3º ano “A”. Inspirados por um tema retratado na aula de Biologia, onde os mesmos produziram vídeos onde usavam como cenário: Nova Olinda e tendo como foco os problemas ambientais em nossa cidade. Problemas, tais como: poluição da água, sonora, atmosférica e visual. Cada aluno ficou responsável por um tipo de poluição, mostrando os principais poluentes, as suas causas e consequências.
                                   
Batuque Musical
Professores Responsáveis: Marcos Ferreira e Leonardo Feitosa.
 É um projeto de divulgação e formação musical, criado pelos Professores Marcos Ferreira e Leonardo. Através desta proposta de entretenimento esperam despertar o interesse não só dos alunos, mas como de toda população. Tendo em vista que nós somos seres musicais. Através de pequenas apresentações, os visitantes da Mostra terão acesso aos instrumentos para tocá-los. Tendo como objetivo principal a estimulação das aulas de música na escola, sendo que, a mesma tem um fim pedagógico.

Memórias da História local
Professor Responsável: Moacir Junior
O objetivo central do Projeto é prestigiar a imagem da velhice a partir da oralidade dos idosos ao passo que tem como metodologia a história oral, uma vez que nos possibilita a construção de uma representação da história local. Esse tema surgiu através da Monografia da Especialização do Professor Moacir e também de uma discussão sobre qual seria o tema do projeto com as alunas do 3º ano. O objetivo do projeto é passar a importância do idoso enquanto agente primordial na construção da representação da história local.

Rede de Blogs
Professora Responsável: Lucélia Muniz e Hericka Santos.
O objetivo principal do projeto Rede de Blogs é divulgar a cultura local utilizando-se das TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto da blogosfera. Na mostra deste ano da escola, o projeto terá uma sala onde divulgaremos os vídeos das personalidades entrevistadas ao longo do período de Outubro/2012 a Outubro/2013, sendo no total 14 personalidades. Na Noite Cultural será entregue a cada personalidade entrevistada um DVD personalizado com sua entrevista. E também será entregue o Prêmio TOP BLOG da REDE 2013 denominado de Blog de Ouro, Blog de Prata e Blog de Bronze aos vencedores da votação realizada no Grupo do Facebook  da Rede Blogs.

Dengue
Professores Responsáveis: Lilian Santana, Roberto Wander e Elenilda.
Este projeto surgiu devido à região ter altos índices de pessoas com a doença, principalmente no inverno, e também da carência que a população tem de se conscientizar sobre os perigos da dengue. O projeto em questão contou com a ajuda dos alunos de 1º, 2º e 3º ano. Dentre as atividades realizadas podemos destacar: pesquisas de aprofundamento sobre o tema, levantamento dos índices da doença em nosso município juntamente com a defesa civil, a instalação de armadilhas para detectar a presença ou não do mosquito transmissor, levantamento da média de incidência da dengue, elaborando assim gráficos e tabelas informativas.
A culminância do projeto será na Mostra da escola. Será um meio de informar os resultados do projeto e sensibilizar a comunidade escolar sobre os perigos e a prevenção contra a dengue.

Este foi uma pequena previa sobre o que teremos na mostra 2013 da EEFM Padre Luís Filgueiras. Contamos com sua visita e o seu apoio nesta sexta-feira, dia 29 de Novembro. Venha prestigiar a nossa escola neste dia tão importante para a comunidade escolar.


Matéria redigida pelas alunas do 2º ano “A” participantes do projeto Rede de Blogs de Nova Olinda. 

0 comentários:

Postar um comentário