20 de novembro é o Dia
Nacional da Consciência Negra e em nossa escola iremos comemorar com a temática relacionada a História Afro-Indígena Cearense - Identidade e pertencimento étnico.
Dentre as reflexões
que serão postas iremos considerar as Competências e
Habilidades voltadas para a compreensão da
diversidade étnico racial e a sua contribuição na formação do povo brasileiro,
especialmente as matrizes indígenas, africanas e europeias.
Teremos como objetivo de aprendizagem a
sistematização dos conhecimentos a partir das relações étnico raciais na
construção da nossa identidade.
Quanto aos procedimentos metodológicos:
- Aplicação do Censo Étnico Racial entre todos
os professores da EEFM Padre Luís Filgueiras através de formulário eletrônico
hospedado no Blog da escola;
- Coleta, tabulação e socialização dos dados
acerca da aplicabilidade das leis referentes ao ensino da História Afro
Indígena Cearense com os professores das quatro áreas do conhecimento;
- Ensaio fotográfico com alunos e professores da
escola evidenciando a diversidade étnica presente em nossa unidade de ensino,
utilizando-se da estética (cabelo,
corpo, vestuário, adereços);
- Exposição
fotográfica do material produzido no ensaio;
- Roda de conversa
com professores e alunos sobre a temática abordada: “Identidade e pertencimento
étnico”;
- Produção Áudio
Visual de uma Campanha sobre a importância da valorização da diversidade
presente em nosso país, intitulada “Por uma Cultura de Paz”;
- Exibição e
veiculação do vídeo da campanha na escola e nas redes sociais.
As atividades compreendem o período do dia 14 ao
dia 20 de novembro de 2015.
As temáticas sugeridas para discussão em sala de
aula são as seguintes:
- Sociedade brasileira;
- Consciência negra;
- Racismo;
- Estatuto da Igualdade
Racial;
- A construção da identidade
brasileira;
- Por que ensinar relações
étnicos raciais e história da África na sala de aula;
- A Lei 11.645 e o ensino
indígena;
"Nosso país será justo
quando brancos, negros, indígenas e outras etnias viverem em condições de
igualdade de direitos sociais". (Felipe B. Anezzi)