E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 2 de maio de 2016

AS MÚLTIPLAS JUVENTUDES CONECTADAS

Por Ana Lúcia Lima, Diretora Executiva do Instituto Paulo Montenegro

(...) o estudo Juventude Conectada permitiu agregar um conhecimento significativo sobre a relação do jovem brasileiro com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

(...) quando avaliados os usos que os jovens conectados fazem do amplo leque de atividades possibilitadas pela internet, identificam-se três distintos graus de intensidade:

- A maior parte dos jovens conectados (62%) limita-se ainda a um uso focado em atividades de comunicação interpessoal e entretenimento, tais como o uso das redes sociais e o download de conteúdos (música, vídeos etc.). (...)

- Um segundo grupo, equivalente a 33% dos jovens conectados, já demonstra um repertório mais amplo que inclui, além dos itens mencionados acima, o acesso a mensagens instantâneas e a sites de notícias, a pesquisa de preços e o hábito de assistir filmes e séries por meio da internet. (...)

- É ainda restrita a 5% a proporção de jovens que faz uso realmente intenso das possibilidades oferecidas pela internet, realizando pesquisas para fins educacionais ou fazendo cursos à distância, acompanhando blogs e fóruns com temas de seu interesse, por vezes criando e postando conteúdos digitais e agregando atividades, tais como o uso de serviços de localização, internet banking e compras online. (...)

Estes perfis, baseados em medidas mais usuais de acesso e uso, não revelam, no entanto, a contribuição das novas possibilidades de interconexão para a construção das relações pessoais e sociais destes jovens e para o desenvolvimento de suas individualidades.
(...)

10 comentários:

  1. O texto trata sobre como as pessoas usam a internet,tanto para pesquisas como para redes socias.e que o número de pessoas que usam para pesquisas escolar é muito pouco.

    ResponderExcluir
  2. A materia retrata a forma com que a tecnologia no mundo atual pode ajudar os jovens alunos a se dedicar mais aos seu estudos tendo como base suas pesquisas e trabalhos feitos com auxilio da internet.

    ResponderExcluir
  3. maioria dos jovens usa a tecnoloia para uma coisa mai de lazer muitos não sabem aproveita oque realmente a tecnologia oferece apenas uma pequena parcela sabe usufruila corretamente.

    ResponderExcluir
  4. que tem algumas pessoas que tem a internet como diversão e outras como açessorio de trabalho ver noticias e etc.

    ResponderExcluir
  5. A internet proporciona vários conhecimentos aos usuários, desde simples acesso a redes sociais que é o mais comum entre os jovens a pesquisas educacionais, onde os eles podem estar realmente aproveitando o maximo de sua ultilização enriquecendo seu curriculum e seu conhecimentos pessoais. Ter acesso a internet é ter um mundo digital!

    ResponderExcluir
  6. Jovens conectados,o foco nas atividades esses dois nos proporciona saber mas sobre o conhecimento em partes mas sim relacionada a redes como jogos educativos, redes sociais que no texto ele ussa como exemplo as mensagens.

    ResponderExcluir
  7. Em relação ao assunto tratado, jovens conectados são aqueles que por sua vez, utilizam o recurso tecnológico ( a internet) ao seu favor, alguns de uso simples, outros, em uso mais exessivo que é o meu caso.

    ResponderExcluir
  8. O texto relata o uso dos jovens a internet que serve para varios meio de pesquisas como educacional, noticias entre outras.

    ResponderExcluir
  9. A internet acaba realmente por se tornar um importante meio de comunicação e entretenimento principalmente pelas redes socias, mas também agrega a educação por cusos a distância e inúmeras video aulas disponiveis de diversos sites facilitando a vida dos estudantes.

    ResponderExcluir
  10. a internet hoje em dia é mais usada para meios de comunicação do que para meios educacionais, coisa que deveria ser ao contrário, pois o que vai dar futuro pra gente é a educação.

    ResponderExcluir