E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

sexta-feira, 20 de maio de 2016

ENEM: porta para inúmeras portas

O Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, foi implantado como forma de realizar um diagnóstico para o ensino médio nacional. Em 2009, foi reformulado para auxiliar no ingresso em universidades públicas e privadas. Nessa conjuntura, a participação em tal prova faz-se essencial como fator de inclusão social e inserção no mercado de trabalho.

Os programas sociais, integrados ao Enem, e a sua universalização contribuem para o detrimento da diferenciação de classes. Frente a séculos de escravismo e períodos de isolamento das pessoas menos abastadas do desenvolvimento econômico, a Lei de Cotas, associada ao Sisu e Prouni, consiste em um avanço diante da elitização que existia nos cursos superiores.

Hoje, o estudante, independente do seu poder aquisitivo, pode adentrar em qualquer faculdade do país e, até mesmo, na Universidade de Coimbra em Portugal, pois o sistema de aprovação reserva uma parcela das vagas para quem apresenta determinado perfil socioeconômico. Ademais, os processos de admissão em instituições privadas forçam o aluno a deslocar-se para outros locais, o que exige despesas com passagens, estadias e alimentação. Porém, nem todos possuem condições favoráveis para tais gastos. Com o Enem, o exame pode ser aplicado no município do participante. Assim, é perceptível sua contribuição para a isonomia de oportunidades.

Além disso, a possibilidade de acesso a um emprego formal é potencializada. Diante de recessões, desempregos estruturais e precarização das relações trabalhistas, é necessário ao indivíduo a procura por especializações. O Enem é um tipo de seleção não só para os concludentes do 3º ano do ensino médio, como também para quem já concluiu ou é formado em alguma carreira e deseja mudar de profissão, sendo que é importante a persistência para o alcance de uma vida constituída por projetos nos quais a pessoa identifica- se, visto a existência de desmotivações e ausência de foco de alguns que não exercem ações nas áreas que desejam. Com isso, é notória sua relevância para a qualidade do bem-estar social da população.

Diante disso, o Enem tornou-se uma porta para várias outras, trazendo oportunidades de acesso à educação e, como consequência, melhorias sociais.

Para a realização da prova, é importante compreender as principais competências exigidas por cada área:
1.Ciências humanas e suas tecnologias
A prova solicita conhecimentos de História, Sociologia, Geografia e Filosofia. As questões costumam abordar evolução da tecnologia, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente, do Idoso, etc. Além de serem contextualizadas com temas atuais.

2.Ciências da natureza e suas tecnologias  
A prova solicita conhecimentos de Física, Química e Biologia. Os assuntos são voltados para as fontes de energia, questões ambientais e aplicabilidade de conceitos e conteúdos para interpretação de situações cotidianas.

3.Linguagens, códigos e suas tecnologias  
A prova solicita conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Línguas Adicionais (Inglês ou Espanhol). A competência exigida é, principalmente, interpretação de textos.

4.Matemática e suas tecnologias
A prova solicita conhecimentos de Matemática aplicados ao cotidiano. É exigido domínio sobre o sistema internacional de medidas, grandezas, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas.

5.Redação         
Exige 5 competências básicas: domínio da norma padrão; compreensão da proposta; seleção e organização das informações; demonstração de mecanismos necessários à argumentação e elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.   
Alexia França
(ex-aluna da EEM Padre Luís Filgueiras – Graduanda em Medicina pela UFCA)

Um comentário:


  1. Maneiras de fazer alguém feliz

    Dê um beijo
    Um abraço
    Um passo em sua direção
    Aproxime-se sem cerimônia
    Dê um pouco de seu sentimento
    Não conte o tempo de doar-se
    Liberte um imenso sorriso
    Olhe nos olhos
    Respeite uma lágrima
    Ouça uma história
    Mande uma carta
    Lembre-se de um caso
    Converse sério ou fiado
    Conte uma piada
    Ache graça
    Ajude resolver um problema
    Pergunte como vai?
    E preste atenção!
    Sugira um livro ou um filme
    Diga de vez em quando desculpe,
    Muito obrigada, não tem importância
    Que se há de fazer
    Dê um presente
    Tente de uma maneira...
    E não se espante se a pessoa mais feliz for você!

    UM FELIZ DIA DO ABRAÇO!!!
    http://luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir