E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

sexta-feira, 10 de junho de 2016

I Mostra Científica de Química da Escola Padre Luís Filgueiras


A Química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia.  Ela conquistou um lugar central e essencial em todos os assuntos do conhecimento humano. Relaciona-se com outras ciências como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Medicina e Ciências da Saúde.

É útil em inúmeras atividades, como por exemplo na agricultura, onde os agricultores a utilizam para melhorar a acidez do solo. Os médicos também precisam do conhecimento químico para reconhecer a composição das substâncias utilizadas como medicamento. A Química é uma ciência experimental que teve seu processo de descoberta ligado à preocupação das culturas da antiguidade em compreenderem a relação entre o ser humano, a natureza e seus fenômenos: a chamada Alquimia.

O objetivo da I Mostra Científica de Química da Escola Padre Luís Filgueiras é criar, desenvolver e motivar a pesquisa entre os alunos, estimulando uma cultura científica na escola. Visa-se ainda conduzir os alunos a terem em suas mãos ferramentas para se tornarem mais comprometidos e atuantes no ambiente escolar.

A metodologia da mostra começou com a distribuição dos assuntos da pesquisa em cada turma da 1ª série do Ensino Médio da nossa escola. Os mesmos apresentarão os resultados das pesquisas na forma de trabalhos aos demais alunos do ensino médio da nossa escola.

Os temas foram sorteados e ainda foi sugerido alguns filmes para incentivar a pesquisa. O evento acontecerá nos turnos manhã e tarde, incluindo a participação de todos os alunos da 1ª série do Ensino Médio e as apresentações serão feitas para os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio e professores. Os professores poderão levar suas turmas para avaliarem as apresentações, pois será contado como nota do 2º bimestre.

Os trabalhos a serem apresentados podem se dá na forma de desenhos, jogos e outras maneiras, como assim os alunos preferirem, mas com ênfase na introdução e desenvolvimento da pesquisa.

Os temas sorteados foram:
- Introdução ao estudo da Química: Alquimia;
- Substâncias químicas;
- Laboratório de Ciências como ambiente pedagógico;
- Lixo;
- Tratamento da água;
- Poluição;
- Radioatividade.

Ao final da Mostra cada turma apresentará um desafio na forma de dança, paródia, texto, poesia ou outras ideias que sigam o contexto dos temas sugeridos. Estas apresentações serão avaliadas pelos professores que lecionam nestas turmas e a turma vencedora ganhará um brinde.

A I Mostra Científica de Química da Escola Padre Luís Filgueiras acontecerá no dia 22 de junho de 2016.

Professoras coordenadoras da Mostra:
Cleiciane Diniz
Vilmária Timóteo

0 comentários:

Postar um comentário