E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Relatório acerca da enquete sobre as TICs realizada com os Professores

Durante os dias 07, 08 e 09 de junho foi realizado a I Oficina sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs com as Professoras do Laboratório Educacional de Informática - Ana Paula Batista e Lucélia Muniz.

“O reconhecimento do enorme potencial que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm como ferramentas para a construção social do conhecimento e para a aprendizagem compartilhada e autônoma permite constatar a importância de uma nova cultura, a digital, e o desenvolvimento de uma nova sociedade baseada na informação e no conhecimento”.

“As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tornaram-se elementos de cultura em uma era marcada pela abundância de informações, linguagem digital, amplo compartilhamento e pela comunicação livre de barreiras geográficas. Em uma realidade em que muito da mediação das relações humanas acontece via tecnologia, as manifestações de natureza digital e a exploração de suas potencialidades em processos de gestão, de ensino e de aprendizagem são cada vez mais presentes no ambiente escolar”. Quando indagados sobre quais recursos didáticos e tecnológicos os professores utilizam em sala de aula, sejam estes: notebook, projetor e caixa de som; Facebook, Twitter e Blog; Google Docs, pesquisa online e quiz; Planilhas, gráficos e slides. 54,5% responderam que utilizam pelo menos dois dos grupos dos recursos citados anteriormente.

“A escola ainda precisa entender que o benefício da tecnologia não está no equipamento, mas na possibilidade de os alunos criarem suas próprias narrativas”. Débora Cupin
63,6% dos entrevistados responderam que a falta de investimento e infraestrutura são os principais desafios encontrados na inserção das tecnologias em sala de aula.

“Superar as limitações que ainda dificultam a união de tecnologia e educação é um desafio de gestores e educadores”.
Quanto as fontes de pesquisa utilizadas com maior frequência para o planejamento das aulas, 50% afirmam utilizar sites e blogs.

“A educação está acostumada a modelos estruturados, sólidos, previsíveis. Não estamos mentalmente preparados para incorporar todo o potencial e flexibilidade, colaboração e personalização que as tecnologias trazem para a escola”. José Morão
Sobre a referida afirmação 50% concordam parcialmente.

“Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres”. Guilherme Canela Godoi
Sobre a afirmação citada logo acima, 59,1% concordam totalmente.

59,1% dos entrevistados afirmam que sempre fazem uso da Internet.

Sobre a finalidade para que utiliza a Internet, 68,2% responderam que é para realizar pesquisas em sites e blogs.

45,5% dizem utilizar o Google+ dentre as redes sociais existentes.

54,5% afirmam que às vezes utilizam recursos tecnológicos em sala de aula.

50% dos professores entrevistados avaliaram a realização da Oficina de TICs como excelente.

Desde já agradecemos o compromisso e a dedicação de todos, bem como a disponibilidade de participar deste momento que será o primeiro de muitos a serem realizados.

As Professoras: Ana Paula Batista e Lucélia Muniz.

0 comentários:

Postar um comentário