E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Como se preparar para o ENEM ao longo do ano

Fim das férias! Aposto que é um momento em que muitos pensam “queria apenas mais uma semaninha…”, não é mesmo? Quando voltamos de férias, acredito que quatro letras já vêm à cabeça de professores, diretores, gestores e alunos: ENEM. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, além de um pré-requisito para estudantes que aplicam para alguns programas de bolsas em universidades no exterior.

Não vou entrar em detalhes sobre a origem do ENEM, mas todos sabem que o exame foi reformulado em 2009 e, desde então, passou a propor uma readequação das aulas e disciplinas ministradas nas escolas brasileiras. (...)

Também não vou entrar na discussão se o ENEM é bom ou ruim, logicamente tem muito a melhorar e com certeza a prova veio para ficar. Assim, gostaria de expor nesse pequeno post estratégias ou sugestões que podem ajudar em uma melhor preparação dos alunos da sua escola para o ENEM no fim do ano.

Primeiramente, gostaria de enfatizar uma coisa: o ENEM não deve ser o foco ou o norteador de uma escola. Defendo que escola é uma instituição que deve ter os valores e a formação humana como foco. Entretanto, não podemos ignorar o fato de que uma boa nota dos alunos na prova reflete significativamente na comunidade escolar como um todo, sobretudo para as famílias (ao escolherem onde matricular seus filhos). (...)

Dito isso, gostaria de falar sobre algumas ações simples que, trabalhadas ao longo do ano, podem ajudar consideravelmente os seus alunos. Decidi utilizar o esporte como uma referência de comparação, uma vez que a preparação para o ENEM é como uma longa caminhada, cercada por desafios que exigem dos professores e, principalmente dos alunos, muita dedicação.

Tem uma frase que sempre ouço quando converso com esportistas ou atletas mais experientes: “O treino é muito importante para a preparação do atleta. Simular o que iremos enfrentar pela frente é algo que ajuda muito no dia do jogo”. A importância de promover simulados para seus alunos ao longo do ano é muito grande, além de ser uma excelente oportunidade para eles sentirem o que encontrarão no dia da prova.

Continuando no mundo dos esportes, também ouço muito algo como: “Depois de cada treino, alinho com meu preparador quais são as minhas falhas”. Trazendo para o campo dos estudos, depois de todo simulado que os alunos fizerem, é fundamental mensurar e analisar os resultados para tentar detectar as falhas (ou gaps) apresentadas por eles e fazer as devidas intervenções.

Em muitos esportes, os atletas fazem uma comparação (ou benchmarking) para tentar identificar os seus pontos fracos e fortes, seguindo o atleta de ponta da modalidade. Durante o ano, é importante usar os resultados dos seus alunos e compará-los com os resultados de outros, a fim de se ter uma análise de como eles estão em um espaço amostral maior e diferente do habitual.

Por meio de todas essas informações recebidas ao longo do ano, fica mais fácil bolar estratégias de intervenções nos pontos fracos dos seus alunos e também aprimorar os pontos fortes dos mesmos. (...)

FONTE: AppProva

0 comentários:

Postar um comentário