E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

terça-feira, 22 de novembro de 2016

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL)

O PROJECT BASED LEARNING, OU APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, RELACIONA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO À INVESTIGAÇÃO E PROPOSTA DE SOLUÇÕES PARA SITUAÇÕES REAIS.

O Project Based Learning (PBL), que significa “aprendizagem baseada em projetos“, aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação que responda a uma pergunta complexa, problema ou desafio. A partir dessa questão inicial, os alunos se envolvem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou produto final.
A aprendizagem baseada em projetos torna o aprender e o fazer inseparáveis. Aprender com o PBL tem a ver diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento. E é especialmente na etapa final, a produção de resultados, que a tecnologia enriquece o processo: alunos podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo uso de gráficos e tabelas, vídeos, aplicativos, ferramentas.

PROFESSOR E ALUNO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

É importante ressaltar que, nessa metodologia, não cabe ao professor expor todo o conteúdo para que, então, a turma comece a trabalhar. São os próprios alunos que vão buscar os conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do educador – portanto, um mesmo projeto realizado por grupos distintos pode chegar a resultados completamente diferentes e, inclusive, acrescentar aprendizados diferentes.
Quer um exemplo? Digamos que o objetivo seja incentivar os moradores do bairro a comer de forma mais saudável. Existem dezenas de caminhos possíveis para se atingir essa meta: um grupo pode optar por criar uma horta comunitária, enquanto outro pode desenvolver um aplicativo que mostre onde há comida orgânica mais barata na região.
Portanto, é comum que a Aprendizagem Baseada em Projetos trabalhe a transdisciplinaridade, envolvendo competências e temáticas pertencentes a várias das matérias escolares. As habilidades para o século 21 são desenvolvidas ao longo de toda a jornada – especialmente autonomia, curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.

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