E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

terça-feira, 29 de março de 2011

Bullying, uma realidade que pode ser transformada


O fenômeno Bullying não está distante da nossa realidade, ocorre com mais frequência do que podemos imaginar. Suas consequências já fazem parte do contexto escolar. São adolescentes e jovens com problemas emocionais que afetam o processo ensino-aprendizagem.
Na EEFM Padre Luis Filgueiras presenciei a iniciativa de duas alunas, Ana Valéria Ferreira e Yarlla Santos Amorim, ambas matriculadas no 1º Ano do Ensino Médio. Elas ao perceberem que uma colega estava sendo vítima desse fenômeno, logo planejaram e executaram uma aula sobre o assunto com criatividade, apresentando textos, slides e vídeos que muito interessou a turma. Pois todos se envolveram na discussão, proporcionando um bom debate. Vale ressaltar que durante a aula, alguns, até desabafaram, afirmando que se sentiam vítimas do bullying. Na oportunidade, enquanto educadora, aproveitei para sensibilizar a turma para uma reflexão, propondo uma mudança de postura.
O que mais me chamou atenção é que os alunos já se envolvem na ação educativa, ou seja, então percebendo a realidade e tentando transformá-la. Desse modo, já estamos atingindo o nosso objetivo, de formador, que é fazer do nosso aluno um sujeito na construção de saberes.
Evidentemente, temos muito o que fazer em relação ao fenômeno bullying, o problema ainda existe, porém, o educando está sendo mais consciente, certamente, dando o primeiro passo para a mudança de comportamento.
Estamos no caminho certo, o nosso aluno já não se deixa ser passivo, mas, um ser ativo, capaz de construir sua própria história, consequentemente, transformar sua realidade.

Ana Maria Batista V. De Souza, 37, professora
de Língua Portuguesa e Artes na EEFM Padre
Luis Filgueiras, graduada em Letras, pela UECE.

0 comentários:

Postar um comentário