E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ranking dos livros mais lidos no mês de maio/2016

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias.
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
EDUCAR PARA CRESCER

As Professoras Laudinha e Darly do Centro de Multimeios fizeram o ranking dos livros mais lidos durante o mês de maio/2016.

Vamos conferir a relação?
- Em primeiríssimo lugar o livro Senhora de José de Alencar;
“Sendo um dos últimos de Alencar, Senhora é um romance urbano que retrata o casamento por interesse numa sociedade de aparências do século XIX, mesma época em que o autor vivia. Nessa obra pertencente à época literária do Romantismo já é possível observar características do Realismo e do Naturalismo. Através dos diálogos e discussões entre Fernando e Aurélia, podemos notar a visão crítica que estes possuem da sociedade, onde o casamento não é apenas por amor, e mais por interesse.”

- Em 2º lugar o livro A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo;
“O romance A Moreninha é considerado o primeiro romance romântico brasileiro. Apresenta uma linguagem simples, um enredo que prende o leitor com algum suspense e um final feliz típico dessa fase do movimento do Romantismo. A obra remonta o cenário da alta sociedade carioca em meados do século XIX. Joaquim Manuel de Macedo ganhou notoriedade na corte carioca, pois a obra caiu no gosto do público.”

- Em 3º lugar o livro O Quinze de Rachel de Queiroz;
“Rachel de Queiroz estreou na literatura brasileira com a publicação do livro O Quinze, seu primeiro romance, em 1930. Foi a primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. A obra, pouco tempo depois de ser publicada, foi alvo de críticas dos intelectuais e autoridades da época, visto que abordava a grande seca que ocorreu no nordeste brasileiro no ano de 1915. Dividida em dois planos a narração prende o leitor do começo ao fim. Rachel procurou sensibilizar o leitor descrevendo de forma crítica e, ao mesmo tempo, emocionante a triste realidade do povo nordestino que, assolado pela seca e a miséria social, é forçado a migrar da sua região de origem em busca de melhores condições de vida nos grandes centros urbanos.”

Seguidos por:
- Dom Casmurro de Machado de Assis;
- Eu fui a melhor amiga de Jane Austen de Cora Harrison;
- O diário de Anne Frank de Annelies Marie Frank;
- O cortiço de Aluísio de Azevedo;
- Para sempre de Alyson Noel;
- Os 13 Porques de Jay Asher;
- Capitães de Areia de Jorge Amado;
- Auto da Compadecida de Ariano Suassuna;
- Sangue de Lobo de Rosana Rios & Helena Gomes;
- Olga de Fernando Morais;
- E o livro Hamlet de William Shakespeare.

Ler é sonhar pela mão de outrem.
Fernando Pessoa

0 comentários:

Postar um comentário