E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras

terça-feira, 23 de agosto de 2016

30 dicas de temas de redação para treinar para o ENEM

Professores ouvidos pelo G1 recomendam fazer entre uma e duas redações por semana até os dias de provas, e sugerem temas do perfil do Enem

Estudar para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser confuso: ao contrário das quatro provas objetivas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não informa o conteúdo exigido de antemão. O objetivo, afinal, é avaliar se os candidatos e candidatas demonstram as competências esperadas na hora da produção de um texto dissertativo-argumentativo.

COMO ESCOLHER TEMAS PARA TREINAR
O tema da redação é relevante, mas não é o mais importante: o que a prova espera é que o candidato leia e entenda a proposta, estruture sua redação dentro do formato exigido e produza sua proposta de acordo com valores universais de direitos humanos.

Entre os temas que foram mencionados por mais de um professor estão a questão do investimento no esporte como forma de ascensão social, ou de promoção da saúde contra o vício das drogas, os desastres ambientais, como a quebra da barragem em Mariana (MG), em 2015, e a construção da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte. A mobilidade urbana também foi citada por três dos dez docentes ouvidos na reportagem. Confira a seguir:

Ana Paula Severiano, professora de redação do Stockler
"O papel da população no combate ao mosquito Aedes aegypti"
"O desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades do Brasil"
"A responsabilidade diante de grandes catástrofes ambientais"
Cora de Andrade Ramos, professora de redação do Hexag Medicina
"Refugiados: o papel do Brasil na ajuda a países assolados por guerras e grupos terroristas"
"Belo Monte e o desastre em Mariana: qual é o custo do progresso?"
"Estado laico e democracia são conceitos teóricos ou aplicáveis na sociedade?"
Gabriela de Araújo Carvalho, coordenadora de redação do Curso Poliedro
"A intolerância religiosa e suas consequências: violência e opressão"
"O esporte como possibilidade de ascensão social"
"A participação política por meio das redes sociais"
Lilica Negrão, professora de redação e gramática do Colégio Oficina do Estudante
"As ocupação das escolas públicas e o movimento estudantil"
"Redução da maioridade penal"
"Democracia e a participação dos jovens"
Marcus Vinicius, professor de redação do Colégio Qi
"Urbanização e sustentabilidade"
"Mobilidade urbana"
"Economia verde"
Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo
"A prática do bullying nas escolas brasileiras"
"A inclusão de pessoas com deficiência no Brasil"
"O fenômeno da transição demográfica no Brasil"
Sérgio Paganim, coordenador de redação do Anglo
"A privacidade da comunicação nas redes sociais: o embate entre o judiciário brasileiro e o WhatsApp"
"O colapso da mobilidade urbana e suas perspectivas"
"O embate entre o poder público e interesses privados diante de grandes problemas ambientais"
Simone F. G. da Motta, coordenadora de português do Etapa
"A luta pela vida e o uso de medicações controversas, como a 'pílula do câncer'"
"As drogas na vida e no esporte: como fortalecer a juventude e combater o vício"
"O respeito ao próximo: um mundo sem preconceitos"
Tássia Monteiro, professora de redação do Cursinho Maximize
"Lixo e reciclagem: destino consciente para os resíduos"
"A crise hídrica e o uso consciente da água"
"A inovação na área de práticas sustentáveis"
Thiago Braga, professor de redação do Sistema pH
"A necessidade de mudança do modelo de transporte nas grandes cidades brasileiras"
"O esporte como mecanismo de diminuição das disparidades sociais brasileiras"
"Formas de intensificar o combate ao racismo no Brasil"

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