Professores ouvidos pelo G1 recomendam fazer entre uma e duas redações por semana até os dias de provas, e sugerem temas do perfil do Enem
Estudar
para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
pode ser confuso: ao contrário das quatro provas objetivas, o
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) não informa o conteúdo exigido de antemão. O
objetivo, afinal, é avaliar se os candidatos e candidatas demonstram
as competências esperadas na hora da produção de um texto
dissertativo-argumentativo.
COMO
ESCOLHER TEMAS PARA TREINAR
O
tema
da redação é relevante, mas não é o mais importante: o que a
prova espera é que o candidato leia e entenda a proposta, estruture
sua redação dentro do formato exigido e produza sua proposta de
acordo com valores universais de direitos humanos.
Entre
os temas que foram mencionados por mais de um professor estão a
questão do investimento no esporte como forma de ascensão social,
ou de promoção da saúde contra o vício das drogas, os desastres
ambientais, como a quebra da barragem em Mariana (MG), em 2015, e a
construção da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte. A
mobilidade urbana também foi citada por três dos dez docentes
ouvidos na reportagem. Confira a seguir:
Ana
Paula Severiano, professora de redação do Stockler
"O
papel da população no combate ao mosquito Aedes
aegypti"
"O
desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades do Brasil"
"A
responsabilidade diante de grandes catástrofes ambientais"
Cora
de Andrade Ramos, professora de redação do Hexag
Medicina
"Refugiados: o papel do Brasil na ajuda a países assolados por guerras e grupos terroristas"
"Refugiados: o papel do Brasil na ajuda a países assolados por guerras e grupos terroristas"
"Belo
Monte e o desastre em Mariana: qual é o custo do progresso?"
"Estado
laico e democracia são conceitos teóricos ou aplicáveis na
sociedade?"
Gabriela
de Araújo Carvalho, coordenadora de redação do Curso Poliedro
"A intolerância religiosa e suas consequências: violência e opressão"
"A intolerância religiosa e suas consequências: violência e opressão"
"O
esporte como possibilidade de ascensão social"
"A
participação política por meio das redes sociais"
Lilica
Negrão, professora de redação e gramática do Colégio Oficina do
Estudante
"As
ocupação das escolas públicas e o movimento estudantil"
"Redução
da maioridade penal"
"Democracia
e a participação dos jovens"
Marcus
Vinicius, professor de redação do Colégio Qi
"Urbanização
e sustentabilidade"
"Mobilidade
urbana"
"Economia
verde"
Maria
Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do
Objetivo
"A
prática do bullying nas escolas brasileiras"
"A
inclusão de pessoas com deficiência no Brasil"
"O
fenômeno da transição demográfica no Brasil"
Sérgio
Paganim, coordenador de redação do Anglo
"A
privacidade da comunicação nas redes sociais: o embate entre o
judiciário brasileiro e o WhatsApp"
"O
colapso da mobilidade urbana e suas perspectivas"
"O
embate entre o poder público e interesses privados diante de grandes
problemas ambientais"
Simone
F. G. da Motta, coordenadora de português do Etapa
"A
luta pela vida e o uso de medicações controversas, como a 'pílula
do câncer'"
"As drogas na vida e no esporte: como fortalecer a juventude e combater o vício"
"As drogas na vida e no esporte: como fortalecer a juventude e combater o vício"
"O
respeito ao próximo: um mundo sem preconceitos"
Tássia
Monteiro, professora de redação do Cursinho Maximize
"Lixo
e reciclagem: destino consciente para os resíduos"
"A
crise hídrica e o uso consciente da água"
"A
inovação na área de práticas sustentáveis"
Thiago
Braga, professor de redação do Sistema pH
"A
necessidade de mudança do modelo de transporte nas grandes cidades
brasileiras"
"O
esporte como mecanismo de diminuição das disparidades sociais
brasileiras"
"Formas
de intensificar o combate ao racismo no Brasil"
FONTE:
G1 Educação